domingo, 17 de junho de 2007

Cooperação Brasil-Canadá favorecerá mulheres brasileiras

Notícia

Cooperação Brasil-Canadá favorecerá mulheres brasileiras
Mulheres Mil: Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Este é o nome de projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), em conjunto com a Association of Canadian Communit Colleges (ACCC), a Agência Canadense de Cooperação Internacional (CIDA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Rede das Escolas Federais de Educação Tecnológica do Norte de Nordeste (RedeNet). As grandes beneficiadas com o projeto são mulheres de baixa renda dos estados norte e nordeste brasileiro, historicamente marcadas pelas desigualdades, pobreza regional e dificuldade de acesso ao trabalho e à qualificação profissional.
Serão capacitados 13 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) do norte e nordeste, que irão desenvolver habilidades entre as mulheres de baixa renda. Serão formadas doceiras, rendeiras, costureiras, cozinheiras e mais inúmeras especialidades que fazem parte da cultura local. Todas terão suas aptidões aprimoradas, buscando prepará-las para ingressar no mercado de trabalho e desenvolver atividades empreendedoras de sucesso. O projeto prevê que, inicialmente, cerca de mil mulheres sejam beneficiadas.
Início das atividades - A semana de 18 a 22 de junho será um marco nas discussões iniciais do projeto, que começará a ser implementado no segundo semestre desse ano. Durante todos os dias, representantes canadenses estarão reunidos com representantes brasileiros, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN), em Natal.
Na reunião, será detalhado o plano de implementação do projeto, elaborada a programação e calendário, além da avaliação dos trabalhos já executados.
Educação tecnológica no Canadá - A ACCC é composta pelas instituições pós-secundárias de educação tecnológica (os Colleges) do Canadá. Para a ACCC, esse projeto torna a parceria com o Brasil mais forte e ampla, ao promover o envolvimento de todos os Cefets.
Com recursos provenientes do Brasil e da Agência Canadense Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento (CIDA), o projeto pretende diminuir a pobreza e fortalecer a parceria entre as instituições acadêmicas brasileiras e canadenses e entre os povos do Brasil e Canadá.
Em quatro anos, o valor dos investimentos oriundos da CIDA e da ACCC é de 2,6 milhões de dólares canadenses e mais R$ 4 milhões do governo brasileiro.
Rede Norte e Nordeste - A RedeNet, rede que congrega os Cefets do norte e nordeste, uma das grandes parcerias do projeto, será fundamental para iniciar a capacitação dos Cefets nos estados da Rede. "De todas as ações da Setec, esta é a mais significativa e a mais transformadora. É um projeto que vai criar um novo modelo de inserção das mulheres no mercado de trabalho", afirma o Diretor Executivo da RedeNet, Sérgio Luiz Alves da França. Segundo ele, a intenção é completar o ciclo de formação das mulheres, envolvendo toda a carreira produtiva e garantindo a continuidade do projeto

Nenhum comentário: