sábado, 28 de abril de 2007

Tecnologias e novas educações

Grupo 2

Texto 3

Tecnologias e novas educações
Autores do texto: Nelson Pretto e Cláudio da Costa Pinto

O trabalho de Nelson Petto e Cláudio da Costa Pinto traz uma série de considerações a respeito de como a tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano educacional. Os autores fazem, com muita propriedade, um “passeio” pelo avanço extraordinário das novas tecnologias (sobretudo a internet) e como essas ferramentas estão sendo utilizadas para a organização e a produção do conhecimento. Petto e Pinto citam como exemplo dessa influência o fato das organizações e instituições estarem saindo da tradicional organização vertical de comando para o que eles chamam de organização horizontal em rede. No entanto, a democratização da internet é fator crucial para que haja essa mudança e ela só poderá ser conseguida através de políticas públicas que viabilizem esse acesso, sentenciam os autores.
Eles ainda mostram que, mesmo tendo um aumento considerado dos acessos e da presença das classes menos favorecidas financeiramente (C, D e E) na rede, ainda temos um sério problema de exclusão digital. De acordo com os dados apresentados no estudo, grande parte das pessoas on line, integrantes das classes C, D e E, o fazem de locais tipo: trabalho, escola, ambientes coletivos etc, e não das suas residências. A respeito dos problemas que enfrentamos na educação, Petto e Pinto trazem para discussão mais algumas peculiaridades que foram acrescentadas a eles com o desenvolvimento da globalização e o crescimento das novas tecnologias. A obsolescência das competências profissionais é um dos problemas que foram acrescidos – e muito, pelo advento da globalização, pois passou a ser praticamente obrigatório (por uma série de fatores, inclusive o desemprego) uma requalificação permanente para que o indivíduo mantenha-se sempre “atualizado”. As novas formas de organização do trabalho e da produção, além do avanço na automação da produção e as novas tecnologias da inteligência e a inteligência coletiva, também foram ressaltadas no trabalho. O estudo aponta algumas das novas relações sociais com o saber, desenvolvidas no ciberespaço, e exemplifica como a velocidade dos avanços tecnológicos vem interferindo diretamente na vida e no trabalho das pessoas. As definições de local e temporal ganharam uma nova conotação, até porque os conceitos anteriores já não podiam representar o que eles sugerem hoje em dia, após todas as mudanças ocorridas. Outros termos como: homemmáquina, multirreferenciais hipertextual e geração alt+tab passaram a nortear o nosso vocabulário, tentando representar/definir algumas das novas relações já citadas aqui.
Por fim, Petto e Pinto falam a respeito dos desafios que a educação tem pela frente no uso adequado das novas tecnologias. Eles citam ações desenvolvidas, algumas por eles mesmos, a fim de possibilitar uma interação proveitosa entre a educação e as tecnologias da informação e comunicação. Dois projetos, nos municípios de Irecê e Salvador, foram implantados com base numa perspectiva curricular que tem nas tecnologias da informação e comunicação os seus principais pilares. Esses projetos vão ser objeto de estudo dos próprios professores que buscam compreender como o aprendizado se processará, a partir de indicadores (estipulados por eles) compreendidos como fundamentais para a proposta educacional.
Queridos amigo(a)s

Aos que ainda não sabem, vencemos a eleição para Diretor Geral do CEFET-PE, com 64,5 % dos votos. Contra oito candidatos, foi uma vitória incontestável. O segundo colocado ficou 51% distante de nós.
Gostaria de agradecer todo o apoio e confiança em mim depositados.
Tenho a alegria e a benção de tê-los ao meu lado.
Valeu !!!! Serão mais quatro anos de trabalho sério e dedicado!
Temos muito o que melhorar ainda! Conseguiremos, sem dúvidas!
Abraços e beijos a todos vocês que compartilharam comigo, um dos momentos mais marcantes da minha vida!
Sem vocês, eu não teria conseguido!

Sérgio Gaudêncio