quinta-feira, 19 de julho de 2007

E-Tec terá pólos no interior e nas periferias urbanas

Portal MEC, 12/07/2007 - Brasília DF

Até 2010, as secretarias de Educação a Distância (Seed) e Profissional e Tecnológica (Setec) devem implantar cerca de mil pólos das escolas técnicas profissionalizantes, por meio do programa E-Tec Brasil. A informação foi dada pelo secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, nesta quinta-feira, 12, no encontro com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Brasília. O E-Tec Brasil visa democratizar o acesso ao ensino técnico público, levando cursos às regiões distantes e para a periferia das grandes cidades. Os objetivos são incentivar os jovens a concluir o ensino médio e criar uma rede nacional de escolas de ensino médio profissionalizante, na
modalidade a distância. Durante a reunião, Bielschowsky solicitou que dirigentes da Undime trabalhem junto às secretarias de educação dos estados para estabelecer políticas estratégicas e um referencial geográfico para montar os pólos do E-Tec Brasil. "Um pólo de educação a distância é muito caro e muitas vezes é inviável implantar milhares de pólos Brasil afora. Nos próximos editais vamos considerar as características de distribuição regional", diz o secretário. Em 2008, o Ministério da Educação deverá inaugurar 250 pólos e capacitar 50 mil profissionais para atuar nas áreas de interesse. Podem participar do edital, escolas públicas municipais e estaduais, escolas agrotécnicas e do
Distrito Federal. Elas devem enviar propostas de infra-estrutura para receber cursos de educação a distância. O envio das propostas será em duas etapas: até 19 de agosto, escolas e instituições de ensino técnico farão a pré-inscrição, com dados de identificação; e 15 de setembro é o prazo final para mandar as propostas de adequação das escolas públicas e dos cursos a serem oferecidos pelas instituições de ensino técnico. Já as propostas de criação dos cursos deverão ser apresentadas por instituições públicas que já ministram cursos de ensino técnico de nível médio, como universidades, centros de educação tecnológica, faculdades de tecnologia, escolas técnicas e escolas agrotécnicas.

O E-Tec Brasil é como o MEC está demoniando o projeto de Educação Profissional a Distância, que está com edital aberto até 30 de agosto/2007. Segue anexo arquivo contendo um levantamento feito pela Secretaria de Ciência, Tecnologoa e Meio Ambiente das Instituições Federais e Estaduais de Pernambuco que submeterão projetos de cursos ao Edital.
O CEFET-PE, através do NTEAD-Núcleo de Tecnologia Educacional e Educação a Distância, até o dia 11/07, data limite para envio de propostas pelas coordenações do CEFET-PE, 5 propostas de cursos serem submetidos ao edital. A partir de agora iremos tratalhar na elaboração dos planos de cursos com metodologia para o ensno a distância.

CEFET-PE

Informática
Técnico em Informática com ênfase em Manutenção de Computador e Periféricos
Mecânica
Técnico em Mecânica com ênfase em Manutenção Automotiva
Meio Ambiente
Técnico em Energia Renovável com ênfase em Energia Eólica e Solar
Saúde
Técnico em Segurança do Trabalho
Gestão
Técnico em Gestão da Informação com habilitação em arquivos de gestão, médicos e históricos.