segunda-feira, 12 de março de 2012

A bússola do emprego futuro

MERCADO DE TRABALHO Pesquisa da Firjan aponta quais as profissões do setor industrial que serão mais demandadas até 2020

Felipe Lima
flima@jc.com.br
Seis milhões de toneladas de produtos plásticos serão fabricados no Brasil somente este ano. Oitenta bilhões de barris de petróleo e gás natural repousam no fundo da costa brasileira. Até 2014, R$ 880 bilhões serão investidos por empresas nacionais na compra de máquinas e equipamentos. Essas cifras e volumes são as responsáveis por uma explosão de demanda por trabalhadores no setor industrial até 2020. Nove profissões, de níveis básico, médio e superior, se destacam nesse cenário, aponta pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Pernambuco, que vive um momento diferenciado, com a atração de várias plantas industriais, tem muito a ver com esta pesquisa. Cada vez mais, estudantes e profissionais já inseridos no mercado se voltam para as novas empresas do Estado, principalmente as de Suape.
Ao todo, a Firjan escutou 402 empresas que juntas empregam 2,2 milhões de brasileiros. A partir daí, traçou o futuro da demanda profissional na indústria para os próximos oito anos. Supervisor de produção em fábricas de plásticos, engenheiros ambientais e de saneamento, de petróleo e especializados nas áreas ligadas à mobilidade, desenhistas técnicos de eletroeletrônica, trabalhadores metalúrgicos que atuam diretamente no beneficiamento de metal, técnicos em mecatrônica, biotecnologistas, e técnicos em Tecnologia da Informação (TI). Vagas não vão faltar nessas áreas e boas remunerações aguardam aqueles que investirem em qualificação (ver arte abaixo).
Há um ano no cargo de supervisor de produção da Amanco, fábrica de tubulações de plástico para construção civil instalada em Suape, José Felipe da Silva Filho, 33 anos, é responsável por monitorar o desempenho de todo o parque produtivo. Das máquinas às pessoas. Bastante diversificado, o segmento de plásticos está diretamente ligado ao crescimento de mercados como o automotivo, de alimentos e bebidas, de produtos de higiene e infraestrutura no País.
Em Pernambuco, o segmento é representado pelas indústrias que produzirão componentes como os painéis dos carros que sairão do complexo bilionário da Fiat, fabricantes de pré-formas que vão comprar o PET feito na PetroquímicaSuape, e empresas que fornecem insumos para a construção civil.
Atualmente, relata o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Pernambuco (Simpepe), Válter Câmara, o empresariado local tem tido que treinar sua mão de obra e apostar na prata da casa para preencher as vagas.
Foi o caso de José Felipe. Ele começou como estagiário de mecânico, há 10 anos, no chão de fábrica da Amanco. As demandas mais urgentes são atendidas via importação de trabalhadores. Paulistas e catarinenses são maioria.
No caso da Engenharia de Petróleo, segunda profissão mais procurada, duas palavras explicam as cotações elevadas: pré-sal.
O coordenador do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Edmilson Lima, explica que as megarreservas brasileiras dependem de conhecimento técnico de ponta para serem exploradas. Os bilhões de barris exigirão novas técnicas de processamento. E há ainda a demanda por sistemas de distribuição complexos. São os engenheiros que irão comandar essas inovações.
Yves Nogueira, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet de Pernambuco (Assespro-PE), comenta que a fome da indústria por técnicos em TI (3º lugar no ranking) está ligada ao aumento do potencial tecnológico das fábricas. Quanto mais automatizada uma linha de produção, mais pessoas são necessárias para fazê-la funcionar bem e gerar dinheiro. O maquinário rodando exige programas que avaliem de forma estatística sua produtividade. Que identifiquem falhas. Enfim, que monitorem, sem pausa, o ritmo de produção.

Chances para níveis médio e superior

 Felipe Lima
flima@jc.com.br
Da geladeira a um navio. A indústria metalmecânica brasileira tem investido em novos processos que têm como objetivo transformar uma chapa de metal de qualidade inferior em um componente de alto valor agregado. Para isso, é preciso dispor, em larga escala, de um trabalhador com conhecimento técnico no chamado “tratamento de superfície”. Essa é a quarta carreira mais demanda pelo setor industrial nacional até 2020, de acordo com pesquisa da Firjan.
Trata-se de um carreira mais refinada dentro do segmento, explica o vice-presidente do Sindicato da Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe), Alexandre Valença. “Nas cadeias de óleo, gás e naval, a demanda por componentes beneficiados é ainda maior”, complementa.
De nome genérico, porém bastante popular, a Engenharia de Mobilidade ganha impulso por conta do caos urbano vivido pelas grandes cidades brasileiras - Recife incluído. Edmilson Lima explica, entretanto, que o profissional dessa área pode ser tanto um engenheiro civil responsável pela construção de um anel viário, de viadutos interligados ou de qualquer projeto de grande porte cujo objetivo seja desafogar o trânsito das metrópoles. Quanto um graduado em Engenharia Mecânica, que atua na fabricação de veículos de locomoção, pelo ar, terra e ar.
QUALIFICAÇÃO
No ranking das nove profissões com grandes perspectivas de vagas nos próximos oito anos, cinco exigem nível superior, duas níveis técnicos e duas níveis básicos. A exigência por qualificação é urgente.
A pesquisa aponta, sem rodeios que quem possui nível básico precisa buscar um curso técnico (76,1% das companhias ouvidas relataram que essa é uma das exigências). Quem tem nível médio, precisa correr atrás da graduação (54,9% das empresas indicaram ser esse o caminho). E aqueles formados em nível superior devem correr atrás de uma pós-graduação (exigência de 69,1% dos entrevistados).
Gerente-executivo da Firjan, Luís Arruda chama atenção para o fato de que o levantamento - o segundo promovido pela entidade - escancarou a mudança de demanda na pirâmide social. Quando pesquisaram as profissões mais procuradas para até 2015, a Firjan encontrou alta concentração de carreiras cujos profissionais só precisavam de nível básico. “Agora, essa procura está direcionada para o meio da pirâmide, onde o tempo de escolaridade supera seis anos e em áreas onde matemática e ciências são a base do conhecimento”.