sexta-feira, 2 de março de 2012

Desemprego cai para 11,9% no Recife

Jornal do Commercio 01/02/12

O índice de desemprego na Região Metropolitana do Recife (RMR) marcou 11,9% em janeiro deste ano. O percentual, que é divulgado pelo Dieese, é o menor desde o início da pesquisa, em novembro 1997. Esse é mais um recorde do estudo que está sempre mostrando percentuais cada vez mais baixos para o desemprego local. A taxa em dezembro do ano passado ficou em 12,2%. O número de desempregados em janeiro passado ficou em 217 mil pessoas. Em dezembro, esse número era de 221 mil e em janeiro do ano passado de 231 mil.
Entre janeiro de 2010 e o mesmo mês deste ano, vários setores econômicos abriram mais vagas. A indústria de transformação foi uma exceção, pois permaneceu com o menos número de empregados: 141 mil. Já o setor de serviços ficou na outra ponta com 78 mil vagas abertas. A construção civil foi o segundo do ranking com a abertura de 34 mil novos postos de trabalho. Já no comércio, esse número ficou em 23 mil. Já o setor chamado de “outros”, que engloba os empregados domésticos, teve uma queda no número de vagas com o fechamento de nove mil delas.


SALÁRIO

O rendimento médio do trabalhador da RMR era de R$ 1.064 em dezembro do ano passado. O crescimento em relação a dezembro de 2010 foi de 7%. A parte da pesquisa que trata da renda sempre está um mês desatualizada em comparação com os números do desemprego.