quarta-feira, 20 de junho de 2012

IFPE ainda mais próximo da sociedade


Instituição de ensino vem promovendo cursos voltados para a população

18/06/2012 02:09 - DIEGO MENDES – Folha de Pernambuco

Felipe Rebeiro/Especial p/Folha

ATUAL gestão vem investindo em ações voltadas para o desenvolvimento do Estado

Transformar a vida de jovens estudantes poderia ser a única meta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), já que ele existe, prioritariamente, para qualificar mão de obra para o mercado de trabalho. No entanto, esse é apenas um dos objetivos da atual gestão. Há um ano à frente do órgão, a reitora Cláudia Sansil assumiu o desafio que vai além do fortalecimento da estratégia pedagógica. Junto com sua equipe de comunicação e pró-reitores, ela quer concretizar a marca da instituição mostrando a importância do IFPE para o desenvolvimento econômico e social do Estado. 

As ferramentas que ajudarão a realizar o desejo da Reitora já estão sendo utilizadas e uma delas é a aproximação com a população. Para isso, recursos do Governo Federal estão sendo captados e empregados na realização de cursos profissionalizantes oferecidos a quem mora perto dos campi. Um exemplo disso é o ProgramaMulher Mil. Em resumo, o objetivo dele é possibilitar que cidadãs em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à educação profissional e assim possam ter oportunidade de prosperar. 

Em Pernambuco, o Mulher Mil está presente em quatro campi do IFPE e o desejo é expandi-lo para as outras unidades. Hoje, integram a ação as unidades do Recife, Pesqueira, Vitória de Santo Antão e Afogados da Ingazeira. Só na Capital, 100 pessoas já foram beneficiadas. O investimento empregado nesse projeto, por campus, é de R$ 100 mil. A escolha dos cursos oferecidos é feita levando em consideração a demanda local. 

Outra preocupação atual do IFPE é com os pernambucanos que moram nas regiões atingidas pela seca. Para eles estão sendo desenvolvidas atividades que ajudem a minimizar os estragos provocados pela falta de chuva. “Nos fóruns desenvolvidos nas cidades atingidas discutimos propostas que possam perdurar, como a construção de cisternas”, disse a pró-reitora de Extensão, Cristiane Conde. Nesse sentido também estão sendo feitas campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas. Os produtos devem ser entregues nos Institutos, que distribuirão os donativos. 

Na área acadêmica, mais bolsas estão sendo disponibilizadas aos pesquisadores, que, em breve, ganharão um moderno centro de pesquisa. “Essa ideia encontra-se na fase de licitação. Os prédios vão ter 1,5 mil metros quadrados. O primeiro será montado no campus Recife. Nele existirão laboratórios que vão poder ser utilizados por alunos e professores. Nosso objetivo é levá-lo a todos os campi. Depois da Capital, o projeto vai ser implantado no município de Caruaru”, explicou a pró-reitora de Pesquisa, Magna Silva. Nas salas de aula, a novidade será a distribuição de Tablet (dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet) entre os estudantes.

Para que esses e outros projetos sejam bem sucedidos e que essas atividades tenham uma unidade em todos os campi do IFPE, é feito um trabalho de integração e desenvolvimento institucional. Nele são feitos seminários e a padronização de procedimentos. Além disso, há uma troca de experiências, de acordo a reitora. “Nosso trabalho é planejado com base no diálogo existente entre a instituição e a sociedade. Para isso mantemos 25 comissões constituídas por membros de cada campus. Nosso desafio é criar uma unidade mesmo com tanta diversidade”, concluiu Cláudia Sansil.