segunda-feira, 11 de junho de 2012

Petrobras lança guia de profissões



Preocupada com a falta de mão de obra especializada, estatal quer atrair pessoas para os setores onde atua

 

Jornal do Commércio

Raissa Ebrahim


Até 2015, devem surgir, a cada ano, em todo o Brasil, mais de 50 mil vagas de emprego nas áreas de petróleo, gás e energia e no segmento naval. Atualmente, o País ocupa a 16ª posição no ranking mundial de reservas petrolíferas. O mercado, entretanto, se depara com um sério apagão de mão de obra qualificada diante de muitas dessas oportunidades, fruto de um descompasso entre a demanda e a formação profissional. Para ajudar e estimular futuros profissionais e educadores, a Petrobras lançou um guia online de carreiras. 

No site criado pela Petrobras, o internauta tem a opção de navegar por três grandes eixos baseados na pergunta “Quem é você?”: estudante do ensino médio ou fundamental; estudante do ensino técnico; e responsável ou professor. A pessoa tem a opção de conhecer mais sobre o cenário de cada profissão, seja ela de nível superior ou de nível técnico. 

O material, com um layout bem moderno, está recheado de textos e vídeos, incluindo depoimentos de pessoas que já atuam nas áreas abordadas e conhecimentos gerais sobre o pré-sal e as tecnologias de reaproveitamento de água e geração de energia.

Quem visita a página tem ainda a opção de selecionar a profissão que deseja conhecer mais a fundo. No campo, constarão funções, áreas de atuação e links para entidades e associações relacionadas. Confira a lista de atuações na arte ao lado. 

Para facilitar a navegação, o site divide a cadeia produtiva em etapas: plataforma, embarcação, refinaria, plantas químicas e pesquisa, transporte e distribuição, campo terrestre, armazenagem. 

Também há mais opções para conhecer detalhes de cursos técnicos e graduações tecnológicas para quem quer fazer carreira na indústria de energia. Além da lista completa com o nome dos cursos, o site informa do que se trata, a área do conhecimento, a carga horária e onde estudar no Brasil.

Há também links para obter informações de programas e instituições ligada à qualificação profissional, como Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) e Superintendência do Ensino Profissional Marítimo (SEPM).

Para os pais e diretores de instituições de ensino, está disponível um formulário para solicitação de palestras. Basta preencher os quadros com os dados da instituição e dos responsáveis interessados e informar a área que se deseja conhecer mais.

O SENAI-PE recruta profissionais para contratação imediata e formação de cadastro de reserva


EDITAL Nº 26/2012

CONTRATAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO
Contratos regidos pela CLT

TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Técnico em Segurança do Trabalho. Experiência mínima de 6 meses na função.
Conhecimento em: elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho (SST-OHSAS 18.001); auditoria SST; controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente; ações educativas, processos de negociação, adoção de tecnologias e processos de trabalho; gestão da documentação de SST; investigação, análise de acidentes e medidas de prevenção e controle, Normas Regulamentadoras. Possuir registro da categoria. (1 vaga, Recife, manhã e tarde).

ANALISTA DE ADMINISTRAÇÃO (área: Recursos Humanos) Formação superior completa. Experiência em RH notadamente na área de benefícios e remuneração, integração de novos colaboradores, elaboração de programas de qualidade de vida e atendimento a colaboradores. (1 vaga, Recife, manhã e tarde).

DOCENTE (área: CALDEIRARIA)
Perfil 1: Técnico em mecânica, com conhecimentos teóricos e práticos em planificação, conformação e montagem de elementos de caldeira.  Com experiência comprovada mínima de 6 meses na industria. (1 vaga, Cabo de Santo Agostinho, tarde e noite)

Perfil 2: Técnico em mecânica, com conhecimentos teóricos e práticos em planificação, conformação e montagem de elementos de caldeira.  Com experiência comprovada mínima de 6 meses na industria. (1 vaga, Cabo de Santo Agostinho, noite).


BENEFÍCIOS: Previdência Privada; Assistência Médica; Assistência Odontológica; Plano de Desenvolvimento e Programa de Incentivo à Educação Formal e à Língua Estrangeira dentro dos critérios estabelecidos pelo SENAI; Ticket Alimentação ou Refeição; Vale Transporte.

Etapas do Processo e Critérios de Avaliação - Estarão presentes na programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado, de acordo com os requisitos do cargo.

INSCRIÇÃO – Entregar currículo na recepção do SENAI-PE – Departamento Regional, Rua Frei Cassimiro nº 88 Recife - Santo Amaro, no horário das 08:00 às 16:30 ou envie para o e-mail curriculo@pe.senai.br, indicando a vaga pretendida, até o dia 15/06/2012. OBS. SÓ SERÃO ABERTOS OS CURRÍCULOS QUE ESTIVEREM COM AS VAGAS PRETENDIDAS INDICADAS NO ASSUNTO DO EMAIL.

TODAS AS VAGAS SÃO EXTENSIVAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (DECRETO Nº
3.298/99 E 5.296/04).