quinta-feira, 28 de junho de 2012

Estágio ajuda funcionários a adquirirem experiência



Atualmente, há 500 trabalhadores atuando nas obras; quando em operação, o Promar terá 1,5 mil funcionários

Folha de Pernambuco

O Estaleiro Promar não quer que deficiências pontuais de mão de obra já identificadas em outros estaleiros do grupo STX se repitam. Por isso, a estratégia traçada para o empreendimento pernambucano, em implantação no Complexo de Suape, começa com uma ajuda do estaleiro STX Niterói, no Rio de Janeiro, onde faz estágio uma turma de 50 profissionais, todos de cidades do entorno de Suape. Lá, segundo o diretor Dail Cardoso, soldadores, maçariqueiros e montadores aprendem a soldar com quem já sabe como fazer. Em agosto, segue o segundo grupo. A ideia pode evitar problemas. Falhas nas soldas nos cascos dos navios, por exemplo, podem virar buracos.
Atualmente, há 500 trabalhadores atuando nas obras; quando em operação, o Promar terá 1,5 mil funcionários.
Essas pessoas estão em Niterói, como funcionários do estaleiro, aprendendo não só a prática, mas o funcionamento da empresa. Eles voltarão aptos a serem multiplicadores, detalhou o diretor. Ele disse que os treinamentos seguem até o fim do ano, quando os profissionais começam a fabricação dos primeiros dispositivos de produção. Ainda segundo o diretor, os planos de qualificação para o Promar terão parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego de Pernambuco, Senai e da diretoria de Suape e incluem a reativação do centro de treinamento devolvido pelo Estaleiro Atlântico Sul.
Estar localizado em Suape traz várias vantagens para o Promar, segundo Dail Cardoso.
Além da facilidade logística, a proximidade do Terminal de Contêineres (Tecon Suape), está a possibilidade de crescimento: a área total de 80 hectares não será totalmente utilizada por ora e, a partir dos 25 hectares em obras, há espaço para expansões. - O nosso estaleiro em Niterói ficou saturado porque não temos para onde crescer. Aquela área da Baía de Guanabara tem uma logística interna ruim, que causa baixa produtividade, diz. ―Aqui nós teremos um estaleiro pensado, com equipamentos sofisticados, com alto nível de automatização.