quinta-feira, 8 de março de 2012

PIB de Pernambuco e as Oportunidades de Emprego

Sérgio Gaudêncio Portela de Melo

Ontem o IBGE anunciou o PIB do Brasil em 2011.
O crescimento de 2,7% ficou bem abaixo do estimado pelo Governo e muito inferior ao crescimento de 7,5% apresentado em 2010.
De acordo com os economistas, o índice foi frustrante, mas não preocupante.
Nos primeiros dois meses deste ano, os números apontam para uma recuperação do PIB nacional projetando um crescimento na ordem de 3,5 a 4%  em 2012.
Especificamente em Pernambuco, o PIB, segundo o IBGE, cresceu 4,5%, ou seja, 1,8% acima do PIB nacional. 
A principal responsável pelo desempenho pernambucano foi a Construção Civil que apresentou um crescimento de 15,6%, o que elevou a performance da indústria para 5,2%. Por outro lado, a indústria de transformação pernambucana (fabrica bens, como alimentos, roupas e móveis) apresentou o ínfimo crescimento de 0,1%.
Segundo a pesquisa, o aumento da atividade econômica ocorreu devido aos grandes empreendimentos que estão se implantando em Suape, como a Refinaria Abreu e Lima, a Petroquímica Suape (que está funcionando parcialmente) e o Estaleiro Atlântico Sul, já em operação.
Em todas as pesquisas e análises, percebe-se que Pernambuco ainda vive um momento de estruturação. As diversas obras de industrialização e de infraestrutura continuam acontecendo, o que gera a necessidade de mão-de-obra especializada para a construção civil.
As obras para a construção da Arena da Copa, Fiat, indústrias (Suape, Glória do Goitá, Caruaru, Petrolina, Goiana, etc), Transposição do Rio São Francisco, Transnordestina, Shopping Rio-Mar, Via Mangue e muitas outras serão ainda acrescidas pela construção dos futuros viadutos que cortarão a Av. Agamenon Magalhães outras obras de infraestrura e mobilidade para o Grande Recife.
As instituições formadoras de mão-de-obra como o SENAI, SENAC, IFPE, e Escolas Técnicas estaduais vêm se esforçando ao máximo para prover o nosso Estado de trabalhadores qualificados. Entretanto, a população deve ser constantemente provocada e estimulada à qualificação. Com os programas do Governo Federal (PRONATEC) e do Governo Estadual (Novos Talentos) as oportunidades de formação e qualificação profissional tornaram-se totalmente acessíveis e gratuitas. Lamentavelmente, em alguns cursos de qualificação, as vagas não vêm sendo preenchidas. As prefeituras municipais podem e devem se envolver para incentivar os jovens de seus municípios a se qualificarem.
Não há, nos dias de hoje, como entender nem como aceitar que encontremos jovens aparentemente saudáveis nas ruas pedindo dinheiro, limpando parabrisas de veículos nos semáforos ou atuando como flanelinhas.