terça-feira, 19 de junho de 2012

Pernambuco: Governo do Estado, Prefeitura de Caruaru e concessionárias passam por sabatina da MetroShacman 16/06/2012


16/06/2012
Blog das PPPs

Depois de dois dias de intensas reuniões, os executivos representantes da Shaanxi Automobile Group CO., Ltd, da Shacman, da MetroEuropa e da Weichai (fábrica de motores e controladora da Shacman) deixaram com o Governo do Estado, Prefeitura de Caruaru, concessionárias de serviços públicos e integrantes do Sistema S as primeiras “lições de casa” para a efetivação do projeto da montadora de caminhões e ônibus MetroShacman no município do Agreste Central.
O acerto geral, após os encontros, foi de que as demandas por informações fossem enviadas o mais breve possível, para as instituições locais entregarem as respostas à AD Diper, que uniformizará os relatórios.
Hoje, o grupo está no Rio de Janeiro, onde participa de reunião com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo ciceroneado pelo presidente da AD Diper, Márcio Stefanni. Ontem (13.06), os investidores passaram a manhã
sabatinando os presidentes da Compesa, Roberto Tavares e Celpe, Luiz Antonio Ciarlini, e o diretor técnico-comercial da Copergás, Jailson Galvão, a respeito das estruturas existentes, o que poderá ser ampliado ou feito para atender a demanda do empreendimento.
O presidente da Compesa, por exemplo, explicou como funciona o abastecimento de água e tratamento de resíduos em Caruaru e assegurou que o fornecimento estimado pelo empreendedor é perfeitamente adequado ao que a companhia pode ofertar.
Na sequência, as perguntas foram direcionadas ao secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos Maranhão, à secretaria executiva de Trabalho e Qualificação, Angella Mochel e ao diretor regional do Senai em Pernambuco, Sérgio Gaudêncio. O secretário relatou como funciona o sistema de formação de mão de obra técnica no estado, fez projeções sobre número de alunos formados em cursos técnicos de interesse para a montadora e de formandos em engenharias. Os chineses também questionaram sobre a legislação trabalhista, custo de mão de obra e o ambiente sindical existente, etc.
Encerrando a manhã, o superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Sérgio Maia, fez uma explanação sobre a instituição e seus diferenciais, enquanto banco federal estabelecido na região, e se colocou à disposição da equipe financeira da MetroShacman para fazer simulações.
Por fim, Roberto Abreu, secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentou os incentivos fiscais federais e estaduais, também se comprometendo a detalhar exemplos aos investidores, demonstrando como os benefícios funcionam na prática.
No primeiro dia da visita (12.06), a comitiva sobrevoou Suape e Caruaru, tendo reuniões nos dois locais. À tarde, foi feita uma vistoria no terreno (km 51, da BR 104), já declarado de utilidade pública, e uma apresentação institucional das potencialidades de Caruaru, sob comando do prefeito José Queiroz. À noite, a comitiva foi recebida para um jantar com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas.
“A Metro e a Shacman são parceiras há 20 anos e discutem essa planta, entre si, há cinco. Eles pensam no Brasil como sua base para a América e África. Pernambuco se pauta pelo desenvolvimento de suas regiões. A Shacman poderá ser a âncora para muitos outros investimentos em Caruaru”, declarou o presidente da AD Diper.
SOBRE AS NEGOCIAÇÕES – As negociações da Shacman com o Governo de Pernambuco foram iniciadas em outubro do ano passado, através da AD Diper. Em dezembro, uma comitiva formada por empresários brasileiros e chineses reuniu-se com o governador Eduardo Campos para tratar da consolidação do negócio.
O passo seguinte foi a ida do grupo a Caruaru para a escolha do terreno. A área tem 220 hectares e já foi tornada de utilidade pública. Em fevereiro, representantes do Governo
do Estado foram à Shaanxi conhecer as fábricas do grupo e dar continuidade à
negociação, repetindo o feito em maio, desta vez com o governador Eduardo Campos.
O Governo do Estado concederá incentivo fiscal de 95% sobre o saldo devedor do
ICMS, segundo as regras do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do
Estado de Pernambuco (Prodeauto), à Shacman. A empresa também receberá
incentivos municipais (isenção de IPTU e ISS por dez anos).