domingo, 17 de junho de 2007

A Comunicação Pedagógica e o Computador

Grupo 1

Texto 1 – A Comunicação Pedagógica e o Computador
Autor: Paulo Roberto Gomes Pato

O texto, construído em slides, trata, inicialmente, da definição etimológica da comunicação, apresentando a diferença entre informação e comunicação. Sobre isso, o autor Paulo Roberto Gomes Pato, afirma que a informação “é o rastro que uma consciência deixa sobre um suporte material, de modo que uma outra consciência pode resgatar e simular o estado em que se encontrava a primeira consciência”. Afirma que comunicação exprime a totalidade do processo que coloca em interação, duas ou mais consciências.
Aborda, com propriedade, os modos de comunicar, que vão da figuração à abstração, mais especificamente, passa pelo proto-meios (sinais, inscrições, tambores); pictogramas, idiogramas, fonetismo, silábico;e alfabeto. Todos os meios podem ser configurados nas origens da comunicação, sejam copistas - (reprodução de obras de caráter religioso pelos monges), impressão xilográfica ( suporte de madeira com inscrições únicas) ou impressão tipográfica (livro).
Os meios de comunicação dividem-se entre duas características básicas: a oral e a escrita. Através de ambas, o autor analisa a ressonância, a rede de convivência e interação, a participação, o fluxo, a pessoalidade e a linearidade.
A partir disso, o texto traça uma análise sobre os tipos de impressos (xilográfico e tipográfico), apresentando um histórico da evolução dos meios de comunicação desde impressora tipográfica (1440) à WebTV (1996).
A respeito das teorias sobre os meios de comunicação de massa, o estudo do meio - teoria matemática da comunicação- expõe que a comunicação é vista unicamente como processo de transmissão de uma mensagem, através de um canal mecânico. Esse modelo objetiva mensurar a quantidade de informação que pode ser transmitida e não considera a inserção social da comunicação.
A dinâmica da relação indivíduos x sociedade x meios, propõe um modelo para descrever um ato de comunicação onde se destacam os estudos sobre os efeitos da mídia, através do emissor, do conteúdo, dos meios, da audiência e da análise dos efeitos. Particularmente, esse último baseia-se nas teorias da sociedade de massa que “viam a sociedade industrial como um aglomerado de indivíduos isolados física e psicologicamente”, em que as relações interpessoais são irrelevantes e os indivíduos são compreendidos como manipuláveis, indiferenciados e passivos, expostos aos estímulos dos meios.
Lazrsfeld (1995) diz que o processo de comunicação se dá dos meios aos líderes e dos líderes às demais pessoas, observando-se os contextos sociais em que vivem os indivíduos.
O enfoque fenomênico de Klapper prevê que os meios de comunicação não são a única causa dos efeitos. São apenas parte de um todo, em que são incorporados aos estudos, elementos extramedia.
O enfoque dos usos e gratificações, desenvolvido por Katz, analisa o receptor como sujeito agente capaz de interpretar e satisfazer suas necessidades.
Mc Combs e Shaw (1972), ainda em estudo sobre os meios de comunicação de massa, vêem a ação dos meios como “alteradores das estruturas cognitivas das pessoas e não como formadores de opinião”.
O autor sintetiza um estudo dos meios de comunicação, questionando se o meio é a mensagem e observa a relação entre o meio e a comunicação sob o aspecto da interação, utilizando um quadro comparativo entre o desempenho da inteligência humana e o funcionamento lógico do computador. Afirma, ainda, que “a relação homem-máquina determina um regime cognitivo determinado, pois as possibilidades oferecidas são sempre renovadas”.
As comunicações pedagógicas são divididas em mobilidade unidirecional e mobilidade bidirecional, sob as quais, a mensagem, o emissor e o receptor são analisados e relacionados.
Por fim, o autor elabora um quadro sobre a aprendizagem, caracterizando-a sob os prismas tradicional e interativo.
O texto traz um rico histórico dos meios de comunicação, suas características, seus ambientes e suas modalidades, reportando-se a estudos realizados sobre a comunicação pedagógica e seus reflexos e relações com a sociedade.

Um comentário:

Anônimo disse...

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