segunda-feira, 2 de julho de 2007

Novos desafios na educação: a internet na educação presencial e virtual

José Manuel Moran

Moran(2001) tem a preocupação em reunir questões humanísticas de comunicação interpessoal, de troca entre professores, docentes, alunos, com tecnologias. Mudanças tão profundas na sociedade, que elas afetam também a educação. Mudanças em todos os campos: na medicina, nas ciências, no comportamento e também na educação. Está havendo pressão pela educação contínua, pela educação a distância. Aos poucos a educação vai-se tornando uma mistura de cursos, de sala de aula física e também de intercâmbio virtual. Em alguns cursos, predominará o presencial, em outros, o virtual. Há na USP, na PUC e na UFRS, assim como em vários lugares, experiências com educação a distância. Muitas outras propostas estão surgindo.
À medida que essas tecnologias vão-se tornando mais e mais rápidas, além de escrever coisas a ler mensagens, poderemos ver os alunos, eles verão o professor, a um custo relativamente barato. Quando vale a pena irmos juntos a uma sala de aula para fazer o quê? Como é que vou dar aula para o aluno que está em casa e me vê? Como vai ser este tipo de aula? Que tipo de atividades eu vou desenvolver? Existe o conceito que nós chamamos de banda larga de transmissão em tempo real. Uma pessoa coloca uma câmera pequena, a outra coloca também uma câmera, e as pessoas se vêem, se falam. Posso dar aula em uma tela de computador ou num telão. Como a velocidade está chegando, daqui a um ou mais dois anos, nas Universidades vai estar implantada a banda larga para alguns cursos de especialização, de pós-graduação e algumas disciplinas de graduação.
Nós temos de pensar em como dar aula. É desafiador. O foco na educação a distância não será para alunos pequenos. A pré-escola vai incorporar alguns momentos em que os alunos navegarão na internet. As crianças navegarão, conversarão com outras crianças, enquanto na educação superior e contínua de adultos, a flexibilidade de propostas pedagógicas e tecnológicas será abrangente.
Educar com tecnologia
Para o autor, educar é aprender a gerenciar processos e tecnologias, tanto da informação como da comunicação. Moran questiona que tipo de processo é este em que os alunos querem apenas anotar o que o professor fala? Temos um currículo oficial onde listamos nossos cursos, tudo o que nós fizemos, há um outro currículo que se chama aprendizagem de vida. Assim, como se comunicar numa sociedade em que predomina o marketing de meias verdades? Cada vez mais, as nossas falas são superficiais. Em sua visão, o desafio é sermos educadores e comunicadores de pessoas competentes e integradas. Não precisaríamos de tantas teorias se fôssemos mais amadurecidos.
Outro desafio é integrar as tecnologias sem projetos pedagógicos, inovadores e participativos. Temos também muitas ambigüidades no uso das tecnologias.
Ensinar e aprender com a internet
a internet é uma mídia de pesquisa, cuja palavra chave é busca e também uma mídia de comunicação.ainda engatinha, mas em 10 anos será mais famosa do que a TV. Há uma expectativa exagerada, mas as tecnologias vão mudar nossa realidade. A questão principal, no entanto, não é o conhecimento e o uso dessas ferramentas e sim o desenvolvimento de processos participativos. Pode-se falar menos em sala de aula e os alunos aprenderem.a incentivar que eles pesquise, consultem bibliotecas, façam entrevistas com pessoas, e depois compartilhar resultados com colegas e divulgá-los na internet.
Utilização de recursos simples da internet
Para ensinar é preciso, é importante começar conhecendo os alunos, como eles são, o que querem e desenvolver processos de comunicação mais participativos. O professor pode criar uma página na web. A classe também pode cria a sua. O educador passa a ser um coordenador, um gerenciador.
Avaliação do ensino/aprendizagem com a internet
Os alunos e os professores desenvolvem mais a intuição, pois a avaliação é instantânea, na internet é assim. A intuição é fundamental como capacidade de organizar de maneira imediata o fragmentado. Além de permitir atualização constante.

Alguns problemas no uso da internet
Propensão à dispersão em função da curiosidade e saber separar quantidade de qualidade, além dos deslumbramentos pelas imagens e sons. Também merece destaque o consumismo dos jovens. É fundamental o professor estar antenado e aumentar a comunicação buscando o prazer de viver e aprender.

Nenhum comentário: