sexta-feira, 29 de junho de 2007

O Professor diante das Novas Tecnologias

Vani Moreira Kenski

A autora Vani Moreira Kenski(1998) diz que necessitamos realizar reflexões mais aprofundadas sobre novas práticas docentes e identificar as fragilidades técnicas e operacionais de nossos ambientes de trabalho. Considerar mais realisticamente tudo o que podemos fazer ou transformar por meio de nossa interação e a de nossos alunos.
Segundo a autora, a partir do domínio do conhecimento tecnológico básico, e de sua aplicação às atividades de ensino, novos desafios e preocupações nos assaltam. Nossos problemas educacionais gerais são bem conhecidos e de difícil solução. Somando-se a eles, na perspectiva da educação tecnológica, alguns novos impasses.
O governo e o setor privado têm investido na informatização das escolas, no treinamento rápido de professores, mas o essencial ainda precisar ser feito. Como:
Questões ligadas à organização da educação
A utilização das novas tecnologias afeta todos os campos educacionais. Elas encaminham as instituições para a adoção de uma “cultura informática educacional”, que exige uma reestruturação. As instituições escolares de todos os níveis não se vêem mais como sistemas isolados, refratários a qualquer vínculo com as demais instituições sociais.
É necessário que cada instituição de ensino oriente seu projeto pedagógico definindo a relevância a ser dada ao uso das novas tecnologias, que envolve o ensino, a pesquisa e a capacitação de seus professores, além da inclusão de todas as atribuições administrativas.
Essa “internacionalização” das possibilidades educacionais altera as atuais formas de estruturação e de definição formal dos sistemas de ensino e nos coloca diante de novas questões como a definição de esferas de influências e de articulações entre instituições de diferentes estados, regiões ou países.
A internacionalização da educação deixa de ser acompanhada da valorização dos aspectos que caracterizam o caráter regional do ensino e do fortalecimento da cidadania, solidariedade e do respeito entre os povos.
Uma outra questão diz respeito às possibilidades de ampliação da atuação do sistema de ensino para o oferecimento do ensino permanente. Garantir aos alunos a liberdade de entrar a e sair quando quiserem.

A formação do professor em um mundo em rede
A “cultura informática” estabelece novas exigências: a percepção de que a atualização permanente é condição fundamental para o bom exercício da docência. Programas de formação inicial e continuada e múltiplas possibilidades de atualização por meio de aprendizagem a distância são pontos importantes da ação docente. É preciso que o professor saiba utilizar adequadamente, no ensino, novas mídias, para poder melhor explorar suas especificidades e garantir o alcance dos objetivos do ensino oferecido. Ele deve auxiliar seus alunos a analisarem criticamente as situações complexas e inesperadas informadas pelas mídias. O professor, num mundo em rede, é um incansável pesquisador. As mudanças pessoais, no entanto, nada significarão se não vierem acompanhadas de uma significativa mudança das condições de vida e de trabalho dos docentes. Uma política de pessoal que reconheça e valorize suas competências e sua importância, o oferecimento dos cursos de aperfeiçoamento e de atualização, além de uma formação inicial de qualidade, projeto de carreira consistente e melhoria de nas condições de trabalho e vida.

Um comentário:

Malu Aguiar disse...

Amigo,
Seu resenho é muito bom,
Abraços,
Izaias Aguiar
izaiaswssaguiar@yahoo.com.br
Belém - Pará - Brasil