sexta-feira, 29 de junho de 2007

Desafios da Televisão e do Vídeo à Escola

José Manuel Moran

O professor Moran acredita que os educadores estão deslumbrados com o computador e a internet e deixando de lado a televisão e o vídeo. A televisão, o cinema e o vídeo desempenham um papel educacional relevante. Mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.
A informação e a forma de ver o mundo no Brasil provêm fundamentalmente da televisão. A TV alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético que crianças e jovens e boa parte dos adultos levam para a sala de aula.
A TV fala da vida, do presente, dos problemas afetivos. A escola é muito distante e intelectualizada. Nós, como educadores e telespectadores, sentimos na pele a esquizofrenia das visões contraditórias de mundo e das narrativas tão diferentes dos meios de comunicação e da escola.
Os meios de comunicação hiper-exploram nossas emoções, fantasias, desejos, medos e aperfeiçoam continuamente estratégias e fórmulas de sedução e de dependência.
Os educadores costumam contrapor a diferença de funções e da missão da televisão e da escola. A TV entretém e a escola educa. Nós, educadores, fazemos pequenas adaptações, damos um verniz de modernidade nas nossas aulas, mas continuamos prendendo os alunos pela força e mantemos confinados em espaços barulhentos, sufocantes e fazendo atividades pouco atraentes.
Como a televisão se comunica?
Os meios de comunicação desenvolvem formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional. A TV fala primeiro do “sentimento”: o que você sentiu, não o que conheceu, as idéias estão embutidas na roupagem sensorial, intuitiva e afetiva.
A televisão e o vídeo partem do concreto, do visível, do imediato, próximo, que tocam todos os sentidos. A eficácia de comunicação dos meios eletrônicos, em particular da televisão, se deve também à capacidade de articulação, de superposição e de combinação de linguagens diferentes. Num olhar distante tudo aprece igual, tudo se repete, tudo se copia. Ao olhar mais de perto, por trás de fórmula conhecida, há variantes adaptadoras e diferenciadoras.
A força da linguagem audiovisual está em que consegue dizer muito mais do que captamos, encontra dentro de nós uma repercussão em imagens básicas, centrais, simbólicas, arquetípicas com as quais nos identificamos ou que se relacionam conosco de alguma forma. Televisão e vídeo combinam a dimensão espacial com a sinestésica, ritmos rápidos e lentos, narrativas de impacto e de relaxamento. Combinam a comunicação sensorial com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão. A televisão estabelece uma conexão aparentemente lógica entre mostrar e demonstrar. Uma situação isolada converte-se em situação paradigmática, padrão universal.
Estratégias de utilização da TV e do vídeo
A televisão e a internet não são somente tecnologias de apoio às aulas, são mídias, meios de comunicação. Podemos incentivar os alunos a filmarem, apresentarem pesquisas em vídeo, em CD, em páginas na web. Pode-se analisar essas produções e inserir uma discussão teórica.
A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação, discutir com os alunos e perceber, conjuntamente, os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto.
A televisão, o cinema, a internet e demais tecnologias nos auxiliam a educar com desafios. O presencial se torna mais virtual e a educação a distância se torna mais presencial. Os modelos de educação tradicional não nos servem mais. Podemos começar por formas de utilização das novas tecnologias mais simples e assumindo atividades mais complexas. Vale a pena pesquisar novos caminhos de integração do humano e do tecnológico, do sensorial, emocional, racional e ético, do presencial e do virtual; de integração da escola, do trabalho e da vida.

2 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS PROFESSOR PELO BLOG É MUITO VÁLIDO PARA TODOS NÓS ENVOLVIDOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO.

Unknown disse...

PARABÉNS PROFESSOR, SEU BLOG É MUITO VÁLIDO PARA TODOS ENVOLVIDOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO.

UM ABRAÇO...