sexta-feira, 29 de junho de 2007

Gestão Inovadora da Escola com Tecnologias

José Manuel Moran

Para Moran (2003), as condições de gerenciamento de muitas das escolas públicas são precárias: infra-estrutura deficiente, professores mal preparados, classes barulhentas. Difícil falar em gestão inovadora nessas condições. No entanto, a competência de um diretor de escola pode suprir boa parte das deficiências, por exemplo, sua capacidade de liderar, de motivar, de encontrar soluções para driblar o orçamento precário.
Escolas com problemas sérios encontramos professores que conseguem comunicar-se de forma significativa com seus alunos e ajudá-los a aprender. Outros gestores transformam as limitações organizacionais e contribuem para transformar a escola em espaço criador, em uma comunidade de aprendizagem utilizando as tecnologias possíveis.
Quando se fala em tecnologias na gestão escolar, pensa-se em computadores, vídeos, softwares e internet. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços isso é também tecnologia.
Quando uma pessoa pobre diz que não tem tecnologias é, parcialmente, correto, pois estamos sempre utilizando inúmeras tecnologias da informação e de comunicação, na parte das vezes, sofisticadas. Na escola combinamos tecnologias presenciais e virtuais.
Programas integrados de gestão administrativo-pedagógica
As tecnologias são apoios indispensáveis ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas. O computador começou a ser utilizado antes na secretaria do que na sala de aula. Não se pode separar o administrativo do pedagógico: ambos são necessários.
As redes administrativas e pedagógica, nesta primeira etapa, estiveram separadas e ainda continuam funcionando em paralelo em muitas escolas. Existem no mercado programas de gestão tecnológica que têm como princípio integrar todas as informações que dizem respeito à escola.
Num segundo momento, a internet se conecta com a internet, abre-se o mundo através da web, que tem como finalidade imediata a divulgação da escola, marketing, e como finalidade principal facilitar a comunicação entre todos os participantes da comunidade escolar.
Gestão Administrativa
Os principais colégios e universidades do Brasil utilizam programas integrados de gestão. Diminuem a circulação de papéis, formulários e ofícios, bem comuns nas escolas públicas. As inscrições dos alunos é via computador. Cadastros atualizados, emissão de boletos e outras atividades, freqüência de alunos e professores, tudo pelo computador. Há outra área importante de informatização: o controle financeiro. O programa integra todas as despesas e permite fazer projeções sobre o tempo que levará para equilibrar receita e despesa.
Gestão pedagógica
O administrativo está a serviço do pedagógico e ambos precisam caminhar integrados. Há grandes avanços na qualidade das informações disponíveis on-line para a comunidade escolar e para o público em geral. A internet é um espaço virtual de comunicação e divulgação. Cada escola deve aproveitá-la para mostrar a sua cara à sociedade: projetos, ações, filosofia pedagógica.
Há um segundo nível de comunicação do colégio pela internet: com a comunidade local (família dos alunos, associações, empresas, igrejas...). No terceiro nível, a página da escola deve focalizar os professores, os alunos e os funcionários, ou seja, a comunidade de ensino-aprendizagem. São importantes os acessos à Biblioteca Virtual com acervos digitalizados, materiais de professores, divulgação da produção dos alunos, chats, listas de discussão.
Pedagogia da gestão pedagógica
Cada escola tem uma situação concreta, que interfere em um processo de gestão com tecnologias. Há avanços na informatização das escolas, mas a demanda por novos laboratórios, por conexões mais rápidas, por novos programas é incessante e deixa também amedrontado o gestor, pois não tem a certeza se o investimento vale a pena.
O segundo passo na gestão tecnológica é o domínio do técnico. Se o professor só toca no computador uma vez por semana vai demorar a dominá-lo.
O terceiro passo é o domínio pedagógico e gerencial. O que podemos fazer com essas tecnologias para facilitar o processo de aprendizagem? Alunos, pais e professores acessem mais rapidamente as informações.
O quarto passo é o das soluções inovadoras que seriam impossíveis sem essas novas tecnologias. A integração da gestão administrativa e pedagógica se faz de forma mais ampla com os computadores conectados em rede.

Nenhum comentário: