quinta-feira, 28 de junho de 2007

Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância

Vani Moreira Kenski

O livro constitui-se de uma coletânea de textos da autora, todos resultantes de palestras proferidas nos principais congressos educacionais realizados no Brasil, nos últimos anos.
Mais até que de educação, a autora trata, em linhas gerais, do ensino presencial e a distância, além do interesse em desvendar e avançar na compreensão do ato de aprender.
Os textos selecionados por Kenski, contam a história de um processo de busca do seu saber atual, e resultam das pesquisas, por ela desenvolvidas, com o intuito de encontrar a melhor forma de exploração das atualizações das tecnologias para um melhor ensino.
O primeiro capítulo “O que são tecnologias? Como convivemos com as tecnologias”, desde o seu título, indica uma indagação acerca dos conceitos, evolução e dos efeitos causados pelas tecnologias presentes em nosso cotidiano. Traça um histórico que vem desde o início da civilização até as ferramentas e produtos midiáticos, hoje utilizados. Nesse capítulo, a autora também expõe sua preocupação com o desafio de viabilizar a escola como um espaço crítico em relação ao uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs). Menciona os programas de reality show que mostra como a vivência cotidiana das pessoas alimenta o show oferecido pela mídia. Coloca, ainda, que a democratização do acesso aos produtos tecnológicos é um outro grande desafio para a sociedade atual, o qual demanda amplos esforços e mudanças no âmbito econômico e educacional.
Nos capítulos subseqüentes, a autora constrói uma análise discursiva sobre “as alterações nas estruturas e na lógica dos conhecimentos que requerem novas concepções para as abordagens disciplinares, as novas metodologias e as novas perspectivas para a ação docentes”.
O capítulo 4 discute as tecnologias e as mudanças necessárias nas instituições de ensino e no trabalho docente. Diz a autora, que a escola deve se preparar para investir em equipamentos e infra-estrutura para viabilizar as condições de acesso e de uso dos equipamentos. Diante das novas tecnologias, afirma a autora, que há necessidade de um repensar na forma de educar, devendo-se discutir uma nova lógica para o ensino. Essa nova lógica perpassa pela reflexão sobre os impactos na concretização do projeto pedagógico. O capítulos 5 e 6 apresentam o tema sobre o professor diante das novas tecnologias e a nova lógica do ensino na sociedade da informação. Afirma a autora, que “a relação entre a educação e novas tecnologias requer novos posicionamentos ligados à política e à gestão da educação”. O papel do Estado deve ser claro e objetivo, no que concerne às finalidades da educação no prisma das novas tecnologias; ao financiamento; à universalização; e à democratização do acesso a esses novos ambientes tecnológicos.Discute-se, posteriormente, as comunidades virtuais de aprendizagem, o ensino colaborativo e a mudança dos papéis de professores e de alunos.

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