quinta-feira, 28 de junho de 2007

Síntese do Seminário do Grupo 1

Grupo: Sérgio Batista, Márcio, Ednalva e Gilmar
Tema: Educação a Distância.

O primeiro grupo a se apresentar, abordou, com competência, um tema extremamente pertinente. Sérgio Batista coordenou a apresentação do trabalho que, pela qualidade e conteúdo, fez aumentar o nível de responsabilidade dos grupos subseqüentes.
Com o objetivo de analisar a relação da educação com as tecnologias da informação e comunicação, a partir da concepção da linguagem, interação, interatividade e dialogismo, o grupo atendeu ao que se propôs.
Conceituando hipertexto como um sistema para visualização de informações, cujos documentos contém referências internas para outros documentos, os membros componentes iniciaram um passeio pelas formas e características da interatividade.
Os hipertextos dividem-se em potencial e colaborativo. No primeiro, não há espaços para o interagente, ao contrário do tipo colaborativo.
O trabalho também apresentou as tecnologias e o ensino presencial e a distância, situando-se a partir do Ensino Interativo até as Comunidades Virtuais. Relatou a conectividade; as comunidades virtuais; as comunidades virtuais de aprendizagem e as integradas; a cooperação; a colaboração; as motivações para aprender; e a nova sociabilidade da educação, através da dinâmica da comunidade virtual. O grupo apresentou, também, os desafios e o ensino interativo.
Uma rica abordagem que nos motivou a conhecer a importância da interatividade na construção da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, discorrendo sobre a Nova Infra-estrutura da Informação e Comunicação (NTICs), refletindo em que elas podem contribuir para a produção do conhecimento.

Nenhum comentário: