quinta-feira, 28 de junho de 2007

O Que é Mídia-Educação

Polêmicas do Nosso Tempo
Maria Luiza Belloni

O livro de Maria Luiza Belloni, é, na verdade, uma coletânea de trabalhos científicos de fóruns de discussão, apresentados sobre o uso educativo das tecnologias de informação e comunicação. Muitos dos trabalhos apresentados são baseados em resultados de pesquisas empíricas.
O livro contém cinco capítulos. O primeiro deles, intitulado “Mídia-Educação: mediação escolar indispensável para a cidadania”, trata dos novos modos de aprender, com foco na autodidaxia. Sobre isso, a autora, ressalta o quanto tem sido forte o impacto do avanço tecnológico sobre os processos e instituições sociais. Diz a autora, em palestra proferida no Congresso Internacional de Educação Pública (2000), que a resposta aos desafios impostos para a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) sobre processos e instituições sociais, deve considerar duas dimensões indissociáveis: as ferramentas pedagógica para a melhoria e expansão do ensino e o objeto de estudo complexo e multifacetado que exige abordagens criativas, críticas e interdisciplinares.
Em seu segundo capítulo, com o título “Da Tecnologia à Comunicação Educacional”, o livro aborda a integração das TICs com o processo educacional. Fala a autora da cibercultura e a metáfora do impacto; da sociedade digitalizada; nas tecnologias e educação; na mediatização da tecnologia à comunicação educacional; e, por fim, dos novos professores e alunos. Nessa última, Belonni traça um parâmetro histórico-comparativo da sala de aula do quadro e giz às salas de aula informatizadas.
Com o título “Mídia-Educação: Ética e Estética”, o livro traz o tema do papel da TV no processo de socialização, analisando os aspectos positivos e negativos da inserção desse veículo de massa na formação da sociedade e abordando temas como a violência e a sexualidade.
O penúltimo capítulo, discute as “Reflexões Sobre a Mídia”. A autora questiona a referência acadêmica que considera o fenômeno da “mercadoria artística” como veículos de comunicação de massa, quando na verdade, denomina-se, apenas como “mídia”. Fala, ainda, da sociedade de consumo, e constata que “vivemos numa civilização da imagem, que teria se tornado a base de comunicação entre os homens”. Afirma que “o mundo de mercadorias leva o homem moderno à submissão ao sistema”, desencorajando seu espírito da iniciativa e da autoconfiança e diminuindo a possibilidade da decisão a partir do seu próprio julgamento.No quinto e último capítulo, Belloni analisa o “Programa Formação do Telespectador” sob os desafios da inovação educacional. Esse programa constitui-se num kit de materiais pedagógicos (vídeos e impressos) que apresentam, de modo irreverente, temas variados referentes à televisão e seus programas. Desenvolvido em 1993, o Programa Formação do Telespectador, vem sendo utilizado em escolas públicas do ensino fundamental e médio inferior, em Brasília, Rio de Janeiro e Florianópolis, e tem como objetivo a formação de crianças e adolescentes para o uso ativo e crítico da televisão, buscando a percepção consciente e o debate crítico das mensagens televisuais.

5 comentários:

Gilberto Lacerda Santos disse...

Fala Sérgio!!!!!
Vim visitar o seu blog.
Abraço,
Gilberto

Alessandra Bizoni disse...

Nossa, que bacana descobrir esse blog. Também tenho um blog sobre mídia-educação. É o Alebizoni.blogspot.com.

Gostei muito do seu blog e acredito que o meu também seja interessante para vc.

Um abraço.

Alessandra Bizoni

lapeira disse...

OLÁ SERGIO, COMEÇEI A FAZER UM CURSO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, GOSTARIA MUITO DE SUA AJUDA POR QUE SOU LEIGA NO ASSUNTO.
LI SUA POSTAGEM E ACHEI SUPER INTERESSANTE.
CONTO COM VC.

UM ABRAÇO.

CLÉO ROCHA

Unknown disse...

Oi prof.Sergio:

Sou aluna de pedagogia e estou fazendo monografia sobre mídia educação.Estou sentido certa resistência da minha orientadora a respeito do tema.Gostaria de algumas dicas.

Obrigada!

Anônimo disse...

Olá Sérgio meu nome é Júnio, sou acadêmico do curso de Geografia da UFG - Universidade Federal de Goiás e vou trabalhar com um tema que na minha opinião é muito interessante: A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Pesquisando o tema na net, encontrei o seu blog e achei muito interessante; cheio de coisas que com certeza quero comentar no meu trabalho. Por favor se você tiver alguma dica ou material sobre esse meu trabalho e puder me ajudar, envie-me um e-mail para juniocabral25@hotmail.com serei muito grato!!! obrigado e parabéns pelo blog.