quarta-feira, 27 de junho de 2007

Os Novos Espaços de Atuação do Professor com as Tecnologias

José Manuel Moran

O artigo do professor José Manuel Moran apresenta três espaços de integração para uma proposta pedagógica a partir das novas tecnologias, destacando-se a internet.
Para o estudioso, os professores, em qualquer curso, devem aprender a gerenciar e integrar espaços de maneira aberta, inovadora e equilibrada.
Em sua visão, o primeiro espaço é o de uma sala de aula melhor equipada com atividades diferentes, enquanto o segundo espaço se caracteriza pelo uso do laboratório, como sala de aula, com internet. Neste espaço se desenvolveriam atividades de pesquisa, com o uso da tecnologia como ferramenta. O terceiro espaço é o da redução do número de aula, em sala, e a continuação do aprendizado a distância.
O planejamento e a flexibilização do currículo, em cada curso, são apontados pelo especialista, além das presenças física e virtual do aluno como uma integração criativa e inovadora.
Ainda de acordo com seu pensamento, os alunos estão saturados da forma tradicional em se assistir a aulas. Há uma distância entre os conteúdos de aprendizado e do cotidiano.
Em alguns casos, a tecnologia chega às escolas, às salas de aula, mas o professor permanece com a mesma metodologia de ensino. A aula continua oral e escrita. Mesmo com a inserção de mídias como o rádio, TV, cinema, com desafios de linguagens, os educadores alteravam a embalagem, mas sem mexer no conteúdo.
A sociedade é um espaço privilegiado de aprendizagem. Nunca foi tão desafiador ensinar e aprender. São muitas informações advindas de crescentes fontes, com diferentes leituras de mundo. Educar é mais complexo, porque a sociedade também o é. Nós, professores, precisamos reaprender a ensinar.
A web e outras tecnologias permitem novas possibilidades relacionadas a presença. Com a internet e as redes de comunicação, emergem novos espaços de ensino-aprendizagem. Esses espaços modificam e ampliam as práticas pedagógicas.
Novos campos na educação on-line são criados na educação a distância. A rede traz novos desafios para a sala de aula convencional.
Numa configuração anterior, o professor se restringia ao espaço da sala de aula. No mundo da tecnologia, há necessidade de se gerenciar atividades a distância, visitas técnicas, orientação a trabalhos de conclusão de curso, dentro de sua carga horária.
A sala de aula, portanto, será um ponto de partida e de chegada, combinando outros espaços para ampliar as possibilidades de atividades de aprendizagem. Uma sala de aula para uma educação de qualidade precisa de professores bem preparados, motivados, com formação pedagógica atual e boa remuneração.
As salas devem ser confortáveis, boa acústica e equipada com tecnologia: DVD, vídeo, ponto de internet, projetor multimídia. Essa infra-estrutura deve estar a serviço de mudança na postura do professor.
No aspecto metodológico, o professor precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Ele precisa questionar, tensionar, provocar o nível da compreensão existente. Predomina a organização no planejamento didático quando o professor trabalha com esquemas, aulas expositivas, apostilas, avaliação tradicional. Predomina a “desorganização” no planejamento didático quando o professor trabalha encima de projetos, experiências, novos olhares de terceiros como artistas e escritores.
O contato de professores e alunos com bons filmes, poesias, contos, romances, histórias, pinturas alimenta o questionamento e abre novas perspectivas de interpretação, de olhar, de perceber, de sentir e de avaliar.
Quando o vídeo serve para confirmar uma teoria, uma síntese, um olhar específico com o qual estamos trabalhando, ele ilustra, amplia e exemplifica. O vídeo e outras tecnologias servem para desorganizar o conhecimento. Depende de como e quando os utilizamos. Educar é um processo dialético.
Um dia todas as salas de aula estarão conectadas às redes de comunicação instantânea. O professor poderá vai orientar os alunos a fazerem pesquisa na internet e a encontrar materiais significativos para a área do conhecimento e a ensiná-los a separar informações relevantes da sem importância. Será a capacitação, para o uso de novas tecnologias, necessária para acompanhar o curso em seus momentos virtuais. Tudo isso pressupõe que os professores foram capacitados antes para fazer este trabalho didático com os alunos no laboratório e nos ambientes virtuais de aprendizagem. Os próximos encontros presenciais já devem trazer maiores contribuições dos alunos, dos resultados e de pesquisas, de projetos, de solução de problemas, entre outras formas de avaliação. O professor precisa hoje adquirir a competência da gestão dos tempos a distância combinado com o presencial. O que vale a pena fazer pela internet que ajuda a melhora a aprendizagem, que mantém a motivação, que traz novas experiências para a classe, que enriquece o repertório do grupo.
A internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. É fundamental planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem conectadas a distância.

2 comentários:

Anônimo disse...

top [url=http://australia-online-casinos.com/]roulette[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]online casino[/url] manumitted no consign bonus at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatch casino
[/url].

Anônimo disse...

After getting Jason to the airport, we headed back to downtown St Paul. Jarrod booked the music recording studio for that night where he made a recording of his dad singing and playing the guitar. [url=http://www.paulsmithsunny.com/]ポールスミス(Paul Smith)[/url] ポールスミス通販 http://www.paulsmithsunny.com/ The entire experience was indescribable. Femestra helped alleviate my irritable hot flashes and mood swings. It was because of Femestra that I regained my lost self. It should not [url=http://www.paulsmithcity.com/]ポールスミス 財布[/url] ポールスミスバッグ http://www.paulsmithcity.com/ be used as a substitute for professional medical advice, diagnosis or treatment.
Treatment generally consists of pain medications, antiviral drugs and a healthy diet. A variety of vitamins can relieve mononucleosis symptoms and restore your health. It is important to contact a medical professional before taking vitamins [url=http://www.paulsmithland.com/]ポールスミス アウトレット[/url]ポールスミス 時計 http://www.paulsmithland.com/ for mononucleosis.