quarta-feira, 27 de junho de 2007

Educação e Tecnologias: mudar pra valer

José Manuel Moran

O texto, do professor José Manuel Moran, aborda a internet, as redes, o celular, a multimídia como os responsáveis pela mudança em nosso cotidiano. Resolvemos mais problemas conectados, a distância. Na visão de Moran, na educação sempre colocamos dificuldades para a mudança. A educação de milhões de pessoas não pode ser mantida na prisão, nas asfixia e na monotonia em que se encontra.
As tecnologias são apoio, permitem-nos realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de outrora.
Muitos expressam seu receio de que o virtual e as atividades a distância para baixar o nível do ensino. A escola continua sendo uma referência importante. Ira até ela ajuda a definir uma situação oficial de aprendiz, a conhecer outros colegas, a conviver.
O conviver virtual vai tornar-se quase tão importante como o conviver presencial. A escola precisa de uma sacudida. Isso se consegue com uma gestão administrativa e pedagógica mais flexível
Corredores e salas de aula das universidades são estruturas deprimentes: salas barulhentas, a voz do professor mal chega aos que estão mais distantes.
Apavoramo-nos diante da mudança, do risco do fracasso. O fracasso não está bem na nossa frente? Quantos alunos iriam a nossas aulas se não fossem obrigados? Há maior fracasso do que este?
A escola pode não ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo. Manter o currículo e as normas, tal como estão, na prática é insustentável. As secretarias de educação precisam ser mais proativas. Professores, alunos e administrativos podem avançar muito mais em organizar currículos mais flexíveis. A rotina, a repetição, a previsibilidade são armas letais à aprendizagem.
São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. A internet trazendo possibilidades inimagináveis vinte anos atrás. Está mais do que na hora de evoluir, modificar nossas propostas, aprender fazendo.

Nenhum comentário: