quarta-feira, 27 de junho de 2007

O Impacto da Automação Industrial nos Empregos na Sociedade Brasileira

Alan Paulo Oliveira

Alan Paulo Oliveira aborda a redução na oferta de empregos. Em sua avaliação, desde o início da revolução industrial o trabalho humano vem sendo substituído por máquinas, em ritmo muito mais forte do que já fora visto até então, mas apesar disso não levou a um aumento crítico do desemprego excetuando-se a crise da bolsa de Nova Iorque. A realidade do século XXI nos leva a crer, citando Rifkin (1990), que agora pela primeira vez, o humano está sendo sistematicamente eliminado do processo de produção.
Na década de 60, críticos, teóricos e ativistas dos direitos civis alarmaram a sociedade sobre suas preocupações com relação ao avanço das tecnologias de automação. Líderes empresariais, no entanto, acreditavam que essas tecnologias apenas intensificavam o crescimento econômico e as oportunidades de emprego.
Em 1992, houve um crescimento de 2,6% cerca de 500 mil empregos simplesmente desapareceram, tomados pelos avanços da tecnologia artificial e da informática.
Muitas empresas também estão aplicando técnicas de Reengenharia, reduzem níveis de gerência tradicionais e categorias de cargos, reduzindo e simplificando processos de produção e distribuição. Resulta na perda de mais de 40% e até 75% de desemprego aos funcionários.
Para Oliveira, os efeitos do avanço da tecnologia são impressionantes com relação ao aumento da produção, à facilidade de distribuição entre outros aspectos. Por outro lado, estes efeitos podem se tornar nocivos, na medida em que o poder de compra torna-se menor em detrimento do aumento do desemprego, gerando uma depressão global.

2 comentários:

Dênis Leite disse...

Sérgio,

não há dúvidas que que sistemas modernos de manufatura dispensam parte da necessidadede mão-de-obra no ambiente fabril. No entanto, é importante realçar que estamos falando de mão-de-obra pouco qualificada.

À medida que uma indústria se desenvolve, demanda serviços especializados de terceiros e produtos mais sofisticados. Daí parte uma nova cadeia de valores, que gera novos empregos.

Minha opinião é que a não-modernização sim, resulta em desempregos, pois a perda da competitividade é um passo para a falência.

Sempre que penso no assunto, concluo que a solução está em melhorar a qualidade da educação básica, que dispõe ao cidadão a oportunidade de competir e se especializar.

Priscilla Moya disse...

Ola...
estou fazendo um trabalho sobre automção industrial....
meu professor fez as seguintes perguntas:
1.Que impactos industriais foram relevantes no processo de automção industrial?

a resposta seria: QUe o desemprego foi muito grande e a necessidade de uma mão de obra qualificada, demitindo assim muitos funcionarios.

2.Quais setores da industria que mais se beneficiaram com a automação industrial? Explique porque.

Resposta.. Essa eu não sei.

Se puder ajudar...
Ficarei grata