quarta-feira, 3 de abril de 2013


MERCADO DE TRABALHO

Formação técnica aumenta renda dos trabalhadores em até 24%

Pesquisa do Senai mostrou que 72% de seus ex-alunos conseguem emprego no primeiro ano após a formatura, recebendo salários maiores que os anteriores

Publicado em 26/03/2013, às 11h53

Do JC Online

73% dos ex-alunos do Senai conseguem emprego na sua área de formação / Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

73% dos ex-alunos do Senai conseguem emprego na sua área de formação

Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

Trabalhadores com formação técnica entram no mercado de trabalho com rapidez e têm sua renda ampliada após a conclusão dos cursos profissionalizantes. A conclusão é de pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgada nesta semana. Os dados mostram que 72% dos estudantes são contratados no primeiro ano depois da formatura e aumentam seu salário em até 24%.
Entre 2010 e 2012, o Senai acompanhou a inserção no mercado de trabalho de cerca de 20 mil ex-alunos. O objetivo era analisar os impactos da educação profissional na empregabilidade dos estudantes, para atender cada vez mais às exigências do mercado de trabalho. “Os resultados reforçam a ideia de que o ensino técnico pode sim ser uma escolha para os jovens brasileiros”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.
Além de mostrar que o rendimento dos trabalhadores com formação técnica é maior que a de profissionais sem qualificação, a pesquisa apontou que os ex-estudantes técnicos não têm dificuldade em encontrar trabalho. A maior parte deles, 72%, consegue emprego logo no primeiro ano após a formatura. Desses, 73% atuam na sua área de formação.
Esses profissionais têm renda 19% maior que os trabalhadores de outras áreas, o que representa acréscimo de 24% em relação aos salários anteriores à formação. Durante a pesquisa, constatou-se que os trabalhadores quailificados recebem cerca de 2,6 salários mínimos por mês - o equivalente a R$ 1,6 mil na época do estudo e R$ 1.762,80 atualmente. Além disso, 42% dos gestores dos trabalhadores com formação técnica disseram que consideram esses profissionais superiores aos demais empregados.
"A educação técnica é uma chance de entrar no mercado de trabalho de forma qualificada, em uma carreira promissora e estável, sem que isso signifique um caminho que exclui a universidade”, diz Rafael Lucchesi. Ele ressaltou que os jovens brasileiros não limitam sua formação aos cursos técnicos. Cerca de 42% dos ex-alunos do Senai estavam estudando no ano seguinte à conclusão da qualificação.

Nenhum comentário: