sexta-feira, 29 de junho de 2012

Após 3ª demissão, trabalhador será obrigado a fazer curso de capacitação


29/06/2012

Cursos são do Pronatec e podem ser feitos no Senac, Senai e Senar.
Pré-matrícula deve ser feita na SRTE ou no Sine de cada cidade.

A partir de agora, o trabalhador que for demitido três vezes sem justa causa vai ser obrigado a fazer um curso de capacitação profissional. Quem não frequentar o curso perderá o direito ao seguro-desemprego, quantia mensal que ajuda a pessoa desempregada a procurar um novo trabalho com mais tranquilidade. O valor é pago por um período que varia de três a cinco meses.

Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas serão oferecidas pelo Senac, Senai e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem, respectivamente, Comercial, Industrial e Rural. No Recife, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), antiga escola técnica, também vai oferecer cursos. Os trabalhadores farão a pré-matrícula na Superintendência Regional do Trabalho ou nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de sua cidade. Depois, é preciso se matricular numa das escolas indicadas.

Caberá à escola fornecer o comprovante de frequência ao Ministério da Educação, que repassará a informação ao Ministério do Trabalho. Se depois que fizer a matrícula, o trabalhador não frequentar o curso, ele poderá ter o seguro-desemprego cancelado.

O vigilante Edmilson Wanderley de Albuquerque se enquadra nessa situação. Esta é a terceira vez que ele recorre ao seguro-desemprego. Foi demitido no dia primeiro deste mês. Edmilson gostou da novidade de ter que fazer um curso de capacitação. "O curso que você vai ser capacitado, vai ter mais recurso no seu currículo e ficar mais fácil disputar um emprego", disse.

A Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) explicou que para o trabalhador é bem simples ter acesso aos cursos do Pronatec. "Precisa trazer todos os documentos que ele já traz para dar entrada no seguro-desemprego: carteira de trabalho, comprovante de saque do FGTS, o termo de recisão de contrato e os formulários do seguro-desemprego", explica Vicente Paiva, assessor da Superintendência Regional do Trabalho.

Prefeitura apresenta estudo sobre o mercado de trabalho das mulheres no Recife



28/06/2012
RECIFE [ ABN NEWS ]

A Prefeitura do Recife apresentou a pesquisa sobre o perfil do mercado de trabalho das mulheres no Recife nos anos 2000, que foi elaborada pelo Observatório do Trabalho do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Agência Condepe – Fidem, localizado no bairro da Boa Vista.

A pesquisa, de iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), mostra o compromisso político do Governo para com as mulheres. Dentre os resultados identificados no estudo estiveram a ampliação da inserção na força de trabalho feminina recifense ao longo dos anos 2000. Em 2011, foi estimada uma população economicamente ativa de 348 mil mulheres (47,2% da PEA), com 295 mil mulheres ocupadas (45,7% da população ocupada) e 53 mil desempregadas (57,1%). Também foi identificado que o nível de escolaridade das mulheres cresceu, embora os salários, em relação aos trabalhadores do sexo masculino que ocupam a mesma função, permaneçam inferiores. E a diferença salarial se comparado às negras é ainda maior, os salários não chegam a 60% das não-negras.

"Através dessas informações a Prefeitura do Recife poderá direcionar políticas públicas de qualificação e orientação para colaborar com a ascensão da mulher", disse a secretária executiva da SCTDE, Anita Dubeux.

A necessidade de se realizar o estudo surgiu durante a Conferência da Mulher, promovida em 2011, onde se viu a necessidade da realização de uma pesquisa a respeito do mercado de trabalho feminino, e a secretaria se comprometeu em promover essa análise. "O estudo aponta que a maioria das mulheres negras, mesmo com todo o desenvolvimento da cidade, continuam em um trabalho precarizado e informal", comentou a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.

Dentre os presentes e participantes estiveram a superintendente técnica do Dieese, Jaqueline Natal; a representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Silvia Camurça; do Conselho Municipal da mulher, Rosângela Santos; da Secretaria Estadual da Mulher, Suênia Pinto; da União Brasileira de Mulheres, Márcia Ramos. Também estiveram no evento representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAPE), Fiepe e Grupo Esperança.

Pesquisa – Realizado em duas etapas, o estudo sobre o perfil feminino apresenta um diagnóstico do mercado de trabalho das recifenses, analisando o perfil das trabalhadoras que atuam com carteira assinada e informalmente, além de considerar a questão racial. Na primeira foram abordadas as características do mercado de trabalho formal feminino nos anos 2000, 2005 e 2010, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em seguida, foi realizada uma análise de acordo o enfoque racial e das formas de inserção da mulher negra no mercado de trabalho local, com base nos dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), elaborada pelo CONDEPE/FIDEM em parceria com o DIEESE.

O recorte racial foi acrescentado ao estudo após a percepção de que as mulheres negras são a síntese da dupla discriminação pelo gênero e pela raça na sociedade brasileira: mais pobres, em situação de trabalho mais precária, com menores rendimentos e as mais altas taxas de desemprego.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Estágio ajuda funcionários a adquirirem experiência



Atualmente, há 500 trabalhadores atuando nas obras; quando em operação, o Promar terá 1,5 mil funcionários

Folha de Pernambuco

O Estaleiro Promar não quer que deficiências pontuais de mão de obra já identificadas em outros estaleiros do grupo STX se repitam. Por isso, a estratégia traçada para o empreendimento pernambucano, em implantação no Complexo de Suape, começa com uma ajuda do estaleiro STX Niterói, no Rio de Janeiro, onde faz estágio uma turma de 50 profissionais, todos de cidades do entorno de Suape. Lá, segundo o diretor Dail Cardoso, soldadores, maçariqueiros e montadores aprendem a soldar com quem já sabe como fazer. Em agosto, segue o segundo grupo. A ideia pode evitar problemas. Falhas nas soldas nos cascos dos navios, por exemplo, podem virar buracos.
Atualmente, há 500 trabalhadores atuando nas obras; quando em operação, o Promar terá 1,5 mil funcionários.
Essas pessoas estão em Niterói, como funcionários do estaleiro, aprendendo não só a prática, mas o funcionamento da empresa. Eles voltarão aptos a serem multiplicadores, detalhou o diretor. Ele disse que os treinamentos seguem até o fim do ano, quando os profissionais começam a fabricação dos primeiros dispositivos de produção. Ainda segundo o diretor, os planos de qualificação para o Promar terão parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego de Pernambuco, Senai e da diretoria de Suape e incluem a reativação do centro de treinamento devolvido pelo Estaleiro Atlântico Sul.
Estar localizado em Suape traz várias vantagens para o Promar, segundo Dail Cardoso.
Além da facilidade logística, a proximidade do Terminal de Contêineres (Tecon Suape), está a possibilidade de crescimento: a área total de 80 hectares não será totalmente utilizada por ora e, a partir dos 25 hectares em obras, há espaço para expansões. - O nosso estaleiro em Niterói ficou saturado porque não temos para onde crescer. Aquela área da Baía de Guanabara tem uma logística interna ruim, que causa baixa produtividade, diz. ―Aqui nós teremos um estaleiro pensado, com equipamentos sofisticados, com alto nível de automatização.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Realizações e inovações em um ano de reitorado



22/06/2012

Após a primeira eleição para o cargo de Reitor, o IFPE fez história ao eleger uma
mulher. Fez-me a primeira do Instituto Federal e a pioneira em Pernambuco.
Indubitavelmente, é bom entrar e fazer parte da história da Educação na minha cidade
e no meu Estado. Melhor é construir, coletiva e participadamente, a história deste
grande Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
A Instituição, com apenas três anos e meio, tem o legado do antigo Cefet (então
constituído por três unidades) e três escolas agrotécnicas (Barreiros, Belo Jardim e
Vitória de Santo Antão). Somaram-se a esses, três novos Campi: Garanhuns, Caruaru e
Afogados da Ingazeira. Fui aluna, sou egressa e, certamente, como meus pares, tenho
orgulho de ser “cria da casa”.
O IFPE conjuga o meu passado e consolidou meu presente. Deu-me a possibilidade de
retribuir, minimamente, o que a vida presenteou-me como filha de migrantes (década
70/80). Regojizo-me em observar que meus irmãos nordestinos não precisam buscar a
sorte em outros Estados, deixando nossas raízes.
As políticas públicas vêm ampliando a oferta e a qualidade da Educação Brasileira, nos
governos Lula e Dilma. Particularmente, a Educação Profissional e Tecnológica. É,
portanto, um privilégio dirigir uma casa de educação, um espaço de formação e
afetividade. Durante essa trajetória, são 15 anos dedicados à Educação neste espaço,
aprendi e continuo a aprender cotidianamente.
No âmbito das realizações, destaco, na área do Ensino, o projeto de Distribuição dos
Tablets. Mais do que uma ferramenta, um equipamento pedagógico em sintonia com o
Projeto Político Pedagógico Institucional e com os componentes curriculares (A
distribuição será iniciada pelo Campus Ipojuca neste segundo semestre). Além dos
diversos Fóruns na área do Ensino: Licenciaturas, PROEJA (Formação de Jovens
Adultos), PROIFPE (atua na busca de qualificar os estudantes ao acesso, à permanência
e ao êxito na Instituição).
Na Pesquisa, ampliamos em 200% o número de grupos. Aumentando em 100% as
Bolsas (PIBIT, PIBIC, PIBIC Técnico, PIBIC-AF e BIA), criamos o enxoval pesquisador
(computador e impressora) para ser entregue até o fim deste ano. Fortalecemos e
integramos a Pesquisa à Extensão, com os encontros entre as áreas e diálogos
permanentes entre extensionistas e pesquisadores.
A Extensão Tecnológica cresceu magnificamente: as Caravanas de Extensão atuando,
essencialmente, nos Campi de vocação agrícola e do Interior do Estado, levando ações
de sustentabilidade, cidadania e desenvolvimento. Em sintonia com a Rio+20, o
Campus Ipojuca sediou a III Caravana e I Fórum de Sustentabilidade do IFPE. A Carta
de Ipojuca com as sugestões de crescimento, zelando pela natureza, foi enviada ao
Comitê Organizador da Rio+20. Instituímos o I Fórum da Seca com ações que vão
desde a campanha de arrecadação à sugestões de base tecnológica, com vistas a
minimizar esse problema. A implantação, através de disputa de edital, do Programa
Mulheres Mil em todos os campi do IFPE é mais uma de nossas realizações.
É o tripé Ensino Pesquisa e Extensão atuando em prol da Educação Pública e de
qualidade. Ainda avançamos nas Pró-Reitorias não acadêmicas, com a compra em rede
(proporcionando economia ao Erário), a revisão nos documentos norteadores Plano de
Desenvolvimento Institucional, Plano de Metas, Regimento Interno, Pesquisa de Clima
Institucional e criação da Ouvidoria. Somos, ainda, o único Instituto Federal com uma
servidora administrativa na titularidade de uma Pró-Reitoria e, também, um servidor
administrativo, o Diretor Geral de Caruaru. Compreendemos que somos educadores e
todos são servidores públicos. Os investimentos em formação continuada avançam. Já
são 400 Mestres e 100 Doutores.
Na perspectiva de consolidar uma gestão participativa e democrática, criamos o
Programa Estudante Reitor. O aluno, de todos os Campi e mais da EaD, vem às
reuniões de gestores e passa um dia na Reitoria, conhecendo e opinando sobre os
processos administrativos. E muitas foram as ações destinadas aos discentes.
Durante 12 meses, conseguimos realizar mais de cinquenta por cento das promessas de
campanha (prestação de contas no nosso site www.ifpe.edu.br) e, por isso,
agradecemos ao Conselho Superior (instância máxima de Instituição), à equipe gestora,
aos Diretores Gerais de todos os Campi, à Educação a Distância, aos servidores
(administrativos e professores) e, principalmente, aos nossos estudantes, razão de
nossa existência.
Estendemos esses agradecimentos, ainda aos demais atores sociais, às nossas co-irmãs,
às Universidades, e o meu carinho especial à professora Maria José Sena (Reitora da
UFRPE) e gratidão diferenciada ao professor Anísio Brasileiro (Reitor da UFPE),
sempre gentil e respeitoso para comigo e o IFPE. Aos Reitores Antônio Calado (UPE) e
Padre Pedro (da minha querida UNICAP). Ao Governo do Estado, particularmente aos
Secretários de Educação, professor Anderson Gomes, parceiro em todos os movimentos
da área e ao do Trabalho e Empreendedorismo, meu amigo, professor Antônio Carlos
Maranhão.
Outro agradecimento especialíssimo ao “eterno magnífico”, conselheiro de todas as
horas, e meu “padrinho”, o ex-reitor, professor Sérgio Gaudêncio, que atualmente
dirige o Senai Pernambuco. À família, a Deus e aos amigos. E como presentes, ao
IFPE, por esta data. Tivemos o nosso projeto de creches elogiado pelo Ministério da
Educação e a recomendação de ser replicado em toda Rede Federal pela Secretaria de
Educação Profissional e Tecnológica, além de sermos escolhidos para sediar o III
Fórum de Educação Profissional e Tecnológica, em 2014. Podemos até perder a copa,
como Deus é brasileiro isso não irá acontecer, mas o IFPE fez seu gol de placa!

Cláudia Sansil

Empregos e Desempregos em Maio


Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED-MTE 
Referência: Maio de 2012 
Nota Técnica 

Angella Mochel
Secretária Executiva de Trabalho e Qualificação



1 - Mercado de Trabalho Formal no Brasil
  
  1. Em maio de 2012, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, que registra mensalmente as admissões e desligamentos regidos pela CLT, excetuando-se os servidores públicos e empregadas domésticas, foram criados 139.679 postos de trabalho no país, o equivalente à expansão de 0,36% no estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. 
  1. O saldo acumulado nos cinco primeiros meses do ano de 2012 assinala um acréscimo de 877.909 empregos (2,32%), na série ajustada que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Nos últimos doze meses, o emprego formal elevou-se em 4,32%, como resultado da criação de 1.607.209 novos empregos, também na série com ajustes. 
  1. A elevação do emprego, em maio de 2012, ocorreu em sete dos oito setores da atividade econômica no país, com destaque para o setor da Agricultura, criando 46.261 empregos (2,94%), os Serviços, responsável pela geração de 44.587 postos de trabalho (0,28%), e a Indústria de Transformação com o acréscimo de 20.299 novos empregos (0,25%).


2 – Mercado de Trabalho Formal no Nordeste e em Pernambuco


1. Sob o ponto de vista geográfico, em maio de 2012, o Nordeste experimentou um acréscimo de 9.060 postos de trabalho (0,15%). No acumulado do ano houve uma queda de 4.799 postos de trabalho (-0,08%) e, nos últimos doze meses, foram criados 281.115 postos na região (4,89%).

2. Em Pernambuco, segundo os dados do CAGED, foram gerados 4.708 postos de trabalho (0,37%) em maio de 2012. Esse resultado decorreu principalmente da expansão dos setores da Agropecuária, com a geração de 1.859 postos (4,19%), dos Serviços, com a criação de 1.850 postos de trabalho (0,34%), e do comércio, com o adicional de 1.304 (0,48%), constituindo-se no maior saldo verificado dentre os Estados da Região Nordeste, em termos absolutos.

3. Nos primeiros cinco meses do ano, houve uma queda de 3.999 empregos (-0,31%), influenciado pelo desempenho negativo da indústria de transformação com a redução de 25.174 postos de trabalho (-10,72%) e da Agropecuária com a eliminação de 4.547 empregos (-9,28%), considerando a série com ajustes, em função do regime de sazonalidade da indústria Sucroalcooleira, com a entressafra ocorrendo nos primeiros meses do ano.

   4. Nos últimos doze meses, foram criados em Pernambuco 84.049  postos de trabalho (7,05%), na série ajustada, constituindo-se no maior saldo verificado dentre os Estados da Região Nordeste, em termos absolutos e relativos. As principais contribuições resultaram do setor de Serviços, com a geração de 40.797 empregos (8,10%), da Construção Civil, com o adicional de 23.759 postos  (18,24%) e do Comércio, com a criação de 15.530 postos (5,87%).

  5. Na Região Metropolitana do Recife, ainda no mês de maio de 2012, o emprego formal experimentou um acréscimo de 3.196 postos (0,37%), o melhor resultado em termos relativos dentre as regiões metropolitanas incluídas no CAGED. Nos últimos doze meses e com ajustes, ocorreu um saldo positivo de 67.402 postos (8,40%), sendo os principais destaques, o setor de Serviços com a geração de 32.879 postos (8,25%) e a Construção Civil, com a criação de 23.847 empregos (23,56%).

  6. Em maio de 2012, em nível municipal,  merecem destaque os municípios de Petrolina, com a criação de 1.943 empregos (3,82%), de Olinda, com o adicional de 1.206 postos de trabalho (1,58%), e de Ipojuca com a geração de  1.112 postos (1,78%).

quarta-feira, 20 de junho de 2012

IFPE ainda mais próximo da sociedade


Instituição de ensino vem promovendo cursos voltados para a população

18/06/2012 02:09 - DIEGO MENDES – Folha de Pernambuco

Felipe Rebeiro/Especial p/Folha

ATUAL gestão vem investindo em ações voltadas para o desenvolvimento do Estado

Transformar a vida de jovens estudantes poderia ser a única meta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), já que ele existe, prioritariamente, para qualificar mão de obra para o mercado de trabalho. No entanto, esse é apenas um dos objetivos da atual gestão. Há um ano à frente do órgão, a reitora Cláudia Sansil assumiu o desafio que vai além do fortalecimento da estratégia pedagógica. Junto com sua equipe de comunicação e pró-reitores, ela quer concretizar a marca da instituição mostrando a importância do IFPE para o desenvolvimento econômico e social do Estado. 

As ferramentas que ajudarão a realizar o desejo da Reitora já estão sendo utilizadas e uma delas é a aproximação com a população. Para isso, recursos do Governo Federal estão sendo captados e empregados na realização de cursos profissionalizantes oferecidos a quem mora perto dos campi. Um exemplo disso é o ProgramaMulher Mil. Em resumo, o objetivo dele é possibilitar que cidadãs em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à educação profissional e assim possam ter oportunidade de prosperar. 

Em Pernambuco, o Mulher Mil está presente em quatro campi do IFPE e o desejo é expandi-lo para as outras unidades. Hoje, integram a ação as unidades do Recife, Pesqueira, Vitória de Santo Antão e Afogados da Ingazeira. Só na Capital, 100 pessoas já foram beneficiadas. O investimento empregado nesse projeto, por campus, é de R$ 100 mil. A escolha dos cursos oferecidos é feita levando em consideração a demanda local. 

Outra preocupação atual do IFPE é com os pernambucanos que moram nas regiões atingidas pela seca. Para eles estão sendo desenvolvidas atividades que ajudem a minimizar os estragos provocados pela falta de chuva. “Nos fóruns desenvolvidos nas cidades atingidas discutimos propostas que possam perdurar, como a construção de cisternas”, disse a pró-reitora de Extensão, Cristiane Conde. Nesse sentido também estão sendo feitas campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas. Os produtos devem ser entregues nos Institutos, que distribuirão os donativos. 

Na área acadêmica, mais bolsas estão sendo disponibilizadas aos pesquisadores, que, em breve, ganharão um moderno centro de pesquisa. “Essa ideia encontra-se na fase de licitação. Os prédios vão ter 1,5 mil metros quadrados. O primeiro será montado no campus Recife. Nele existirão laboratórios que vão poder ser utilizados por alunos e professores. Nosso objetivo é levá-lo a todos os campi. Depois da Capital, o projeto vai ser implantado no município de Caruaru”, explicou a pró-reitora de Pesquisa, Magna Silva. Nas salas de aula, a novidade será a distribuição de Tablet (dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet) entre os estudantes.

Para que esses e outros projetos sejam bem sucedidos e que essas atividades tenham uma unidade em todos os campi do IFPE, é feito um trabalho de integração e desenvolvimento institucional. Nele são feitos seminários e a padronização de procedimentos. Além disso, há uma troca de experiências, de acordo a reitora. “Nosso trabalho é planejado com base no diálogo existente entre a instituição e a sociedade. Para isso mantemos 25 comissões constituídas por membros de cada campus. Nosso desafio é criar uma unidade mesmo com tanta diversidade”, concluiu Cláudia Sansil.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pernambuco: Governo do Estado, Prefeitura de Caruaru e concessionárias passam por sabatina da MetroShacman 16/06/2012


16/06/2012
Blog das PPPs

Depois de dois dias de intensas reuniões, os executivos representantes da Shaanxi Automobile Group CO., Ltd, da Shacman, da MetroEuropa e da Weichai (fábrica de motores e controladora da Shacman) deixaram com o Governo do Estado, Prefeitura de Caruaru, concessionárias de serviços públicos e integrantes do Sistema S as primeiras “lições de casa” para a efetivação do projeto da montadora de caminhões e ônibus MetroShacman no município do Agreste Central.
O acerto geral, após os encontros, foi de que as demandas por informações fossem enviadas o mais breve possível, para as instituições locais entregarem as respostas à AD Diper, que uniformizará os relatórios.
Hoje, o grupo está no Rio de Janeiro, onde participa de reunião com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo ciceroneado pelo presidente da AD Diper, Márcio Stefanni. Ontem (13.06), os investidores passaram a manhã
sabatinando os presidentes da Compesa, Roberto Tavares e Celpe, Luiz Antonio Ciarlini, e o diretor técnico-comercial da Copergás, Jailson Galvão, a respeito das estruturas existentes, o que poderá ser ampliado ou feito para atender a demanda do empreendimento.
O presidente da Compesa, por exemplo, explicou como funciona o abastecimento de água e tratamento de resíduos em Caruaru e assegurou que o fornecimento estimado pelo empreendedor é perfeitamente adequado ao que a companhia pode ofertar.
Na sequência, as perguntas foram direcionadas ao secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos Maranhão, à secretaria executiva de Trabalho e Qualificação, Angella Mochel e ao diretor regional do Senai em Pernambuco, Sérgio Gaudêncio. O secretário relatou como funciona o sistema de formação de mão de obra técnica no estado, fez projeções sobre número de alunos formados em cursos técnicos de interesse para a montadora e de formandos em engenharias. Os chineses também questionaram sobre a legislação trabalhista, custo de mão de obra e o ambiente sindical existente, etc.
Encerrando a manhã, o superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Sérgio Maia, fez uma explanação sobre a instituição e seus diferenciais, enquanto banco federal estabelecido na região, e se colocou à disposição da equipe financeira da MetroShacman para fazer simulações.
Por fim, Roberto Abreu, secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentou os incentivos fiscais federais e estaduais, também se comprometendo a detalhar exemplos aos investidores, demonstrando como os benefícios funcionam na prática.
No primeiro dia da visita (12.06), a comitiva sobrevoou Suape e Caruaru, tendo reuniões nos dois locais. À tarde, foi feita uma vistoria no terreno (km 51, da BR 104), já declarado de utilidade pública, e uma apresentação institucional das potencialidades de Caruaru, sob comando do prefeito José Queiroz. À noite, a comitiva foi recebida para um jantar com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas.
“A Metro e a Shacman são parceiras há 20 anos e discutem essa planta, entre si, há cinco. Eles pensam no Brasil como sua base para a América e África. Pernambuco se pauta pelo desenvolvimento de suas regiões. A Shacman poderá ser a âncora para muitos outros investimentos em Caruaru”, declarou o presidente da AD Diper.
SOBRE AS NEGOCIAÇÕES – As negociações da Shacman com o Governo de Pernambuco foram iniciadas em outubro do ano passado, através da AD Diper. Em dezembro, uma comitiva formada por empresários brasileiros e chineses reuniu-se com o governador Eduardo Campos para tratar da consolidação do negócio.
O passo seguinte foi a ida do grupo a Caruaru para a escolha do terreno. A área tem 220 hectares e já foi tornada de utilidade pública. Em fevereiro, representantes do Governo
do Estado foram à Shaanxi conhecer as fábricas do grupo e dar continuidade à
negociação, repetindo o feito em maio, desta vez com o governador Eduardo Campos.
O Governo do Estado concederá incentivo fiscal de 95% sobre o saldo devedor do
ICMS, segundo as regras do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do
Estado de Pernambuco (Prodeauto), à Shacman. A empresa também receberá
incentivos municipais (isenção de IPTU e ISS por dez anos).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PERNAMBUCO CONTINUA CRESCENDO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL


14/06/2012
Fonte:blogdoronaldocesar

Os números do Produto Interno Bruto de Pernambuco é um motivo a mais para se comemorar. De acordo com pesquisa da Agência de Planejamento de Pernambuco (Condepe/Fidem), o PIB -conjunto das riquezas produzidas- aumentou 4,6% se comparado ao mesmo período de 2011, enquanto a expansão no País foi de apenas 0,8%. A projeção é que o PIB estadual avance até 5,5%.
A boa performance do PIB deve-se principalmente ao setor industrial que cresceu 9% no período analisado, enquanto nacionalmente agoniza com 0,1% de crescimento. A indústria de transformação foi o destaque e avançou 6,1%. Para o deputado federal e presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Corte Real (PTB_PE), as empresas pernambucanas estão participando dessa nova economia, fornecendo mais para os grandes projetos que estão em desenvolvimento no estado.
As áreas da metalurgia, minerais não-metálicos, garrafões e frascos de vidros para embalagens foram destaque de crescimento no setor industrial. Ainda de acordo com os dados da Condepe-Fidem, a construção civil teve crescimento 10,3%, e o setor de serviços (principal atividade econômica do Estado), apresentou taxa de 4,5%.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Petrobras lança guia de profissões



Preocupada com a falta de mão de obra especializada, estatal quer atrair pessoas para os setores onde atua

 

Jornal do Commércio

Raissa Ebrahim


Até 2015, devem surgir, a cada ano, em todo o Brasil, mais de 50 mil vagas de emprego nas áreas de petróleo, gás e energia e no segmento naval. Atualmente, o País ocupa a 16ª posição no ranking mundial de reservas petrolíferas. O mercado, entretanto, se depara com um sério apagão de mão de obra qualificada diante de muitas dessas oportunidades, fruto de um descompasso entre a demanda e a formação profissional. Para ajudar e estimular futuros profissionais e educadores, a Petrobras lançou um guia online de carreiras. 

No site criado pela Petrobras, o internauta tem a opção de navegar por três grandes eixos baseados na pergunta “Quem é você?”: estudante do ensino médio ou fundamental; estudante do ensino técnico; e responsável ou professor. A pessoa tem a opção de conhecer mais sobre o cenário de cada profissão, seja ela de nível superior ou de nível técnico. 

O material, com um layout bem moderno, está recheado de textos e vídeos, incluindo depoimentos de pessoas que já atuam nas áreas abordadas e conhecimentos gerais sobre o pré-sal e as tecnologias de reaproveitamento de água e geração de energia.

Quem visita a página tem ainda a opção de selecionar a profissão que deseja conhecer mais a fundo. No campo, constarão funções, áreas de atuação e links para entidades e associações relacionadas. Confira a lista de atuações na arte ao lado. 

Para facilitar a navegação, o site divide a cadeia produtiva em etapas: plataforma, embarcação, refinaria, plantas químicas e pesquisa, transporte e distribuição, campo terrestre, armazenagem. 

Também há mais opções para conhecer detalhes de cursos técnicos e graduações tecnológicas para quem quer fazer carreira na indústria de energia. Além da lista completa com o nome dos cursos, o site informa do que se trata, a área do conhecimento, a carga horária e onde estudar no Brasil.

Há também links para obter informações de programas e instituições ligada à qualificação profissional, como Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) e Superintendência do Ensino Profissional Marítimo (SEPM).

Para os pais e diretores de instituições de ensino, está disponível um formulário para solicitação de palestras. Basta preencher os quadros com os dados da instituição e dos responsáveis interessados e informar a área que se deseja conhecer mais.

O SENAI-PE recruta profissionais para contratação imediata e formação de cadastro de reserva


EDITAL Nº 26/2012

CONTRATAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO
Contratos regidos pela CLT

TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Técnico em Segurança do Trabalho. Experiência mínima de 6 meses na função.
Conhecimento em: elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho (SST-OHSAS 18.001); auditoria SST; controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente; ações educativas, processos de negociação, adoção de tecnologias e processos de trabalho; gestão da documentação de SST; investigação, análise de acidentes e medidas de prevenção e controle, Normas Regulamentadoras. Possuir registro da categoria. (1 vaga, Recife, manhã e tarde).

ANALISTA DE ADMINISTRAÇÃO (área: Recursos Humanos) Formação superior completa. Experiência em RH notadamente na área de benefícios e remuneração, integração de novos colaboradores, elaboração de programas de qualidade de vida e atendimento a colaboradores. (1 vaga, Recife, manhã e tarde).

DOCENTE (área: CALDEIRARIA)
Perfil 1: Técnico em mecânica, com conhecimentos teóricos e práticos em planificação, conformação e montagem de elementos de caldeira.  Com experiência comprovada mínima de 6 meses na industria. (1 vaga, Cabo de Santo Agostinho, tarde e noite)

Perfil 2: Técnico em mecânica, com conhecimentos teóricos e práticos em planificação, conformação e montagem de elementos de caldeira.  Com experiência comprovada mínima de 6 meses na industria. (1 vaga, Cabo de Santo Agostinho, noite).


BENEFÍCIOS: Previdência Privada; Assistência Médica; Assistência Odontológica; Plano de Desenvolvimento e Programa de Incentivo à Educação Formal e à Língua Estrangeira dentro dos critérios estabelecidos pelo SENAI; Ticket Alimentação ou Refeição; Vale Transporte.

Etapas do Processo e Critérios de Avaliação - Estarão presentes na programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado, de acordo com os requisitos do cargo.

INSCRIÇÃO – Entregar currículo na recepção do SENAI-PE – Departamento Regional, Rua Frei Cassimiro nº 88 Recife - Santo Amaro, no horário das 08:00 às 16:30 ou envie para o e-mail curriculo@pe.senai.br, indicando a vaga pretendida, até o dia 15/06/2012. OBS. SÓ SERÃO ABERTOS OS CURRÍCULOS QUE ESTIVEREM COM AS VAGAS PRETENDIDAS INDICADAS NO ASSUNTO DO EMAIL.

TODAS AS VAGAS SÃO EXTENSIVAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (DECRETO Nº
3.298/99 E 5.296/04).